Anúncio sueco brinca com o frisson dos veículos autônomos

Vasttrafik

Montadoras, fornecedores e, principalmente, as startups dos diversos “silicon valley” espalhados mundo afora estão investindo bilhões em tecnologia. Em qualquer lugar do mundo as grandes montadoras estão avançando em carros conectados, automóveis autônomos e serviços de mobilidade orientados por aplicativos, como o car sharing. Essas novas tecnologias vão salvar vidas, melhorar nosso meio ambiente, e ser uma maneira descolada de mobilidade urbana, afirmam as empresas.

 

 

A Västtrafik, operadora de transporte público de Gotemburgo e região, acredita que as tecnologias futuristas, que salvam vidas, melhoram o meio ambiente e compartilham o transporte já existem.

Ela também destaca uma grande fraqueza na teoria de que os carros autônomos serão a panaceia final para todos os nossos problemas de transporte: que um veículo autônomo nas ruas ainda é apenas um veículo na rua, seja ele conduzido por um ser humano ou por um algoritmo, e isso não pode fazer nada para reduzir o tráfego, a poluição e os custos associados.

Congratulamo-nos, é claro, com carros mais seguros e mais ecológicos”, disse Lars Backström, CEO da Västtrafik. “No entanto, mais pessoas sozinhas em seus carros – independentemente de serem autônomos ou não – não pertencem ao futuro. Veículos compartilhados, por outro lado, é algo que nossos clientes desfrutam há mais de cem anos”.

Para ilustrar sua posição, a operadora sueca lançou um filme criativo, bem-humorado e de final surpreendente. Criado pela agência Forsman & Bodenfors, de Gotemburgo, será exibido em cinemas no oeste da Suécia, bem como em plataformas de redes sociais.

A Västtrafik, responsável pelos transportes públicos em toda Västergötland (Gotlândia Ocidental), região no sudoeste da Suécia, opera 2.700 ônibus, trens, bondes e balsas. Seus veículos rodam cerca de 390.000 km por dia (o equivalente a 9,6 vezes ao redor da Terra).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta