21 de abril de 2024

Stellantis e Archer vão fabricar eVtol nos EUA

Evtol da Stellantis e Archer

A Stellantis, empresa que detém as marcas Peugeot, Citroen e Fiat, anunciou a expansão de sua parceria com a Archer Aviation, uma empresa especializada em  desenvolvimento de aeronaves UAM (Mobilidade Urbana Aérea), sediada em Santa Clara, Califórnia (EUA), para a fabricação da Midnight, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

As empresas anunciaram o início da produção da aeronave na fábrica da Archer em Covington, Geórgia, prevista para 2024. A Midnight foi projetada para ser segura, sustentável, silenciosa e, com carga prevista de mais de 454 kg, podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Com um alcance de 161 km, a Midnight foi otimizada para viagens ida e volta de curta distância, cerca de 32 km, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

Evtol Stellantis e Archer

O objetivo é que a Stellantis produza em massa a aeronave eVTOL como fabricante contratado exclusivo. 

A montadora francesa está investindo cerca de US$ 150 milhões em capital social para possível saque da Archer a seu critério em 2023 e 2024, sujeito ao alcance de determinados marcos de negócios que a empresa estadunidense espera ocorrer em 2023. A montadora pretende aumentar sua participação estratégica por meio de compras futuras de ações da Archer no mercado aberto. Juntamente com os outros elementos dessa parceria expandida, essas ações permitirão que a Stellantis se torne um investidor fundamental de longo prazo na empresa de aviação.

Evtol Stellantis e Archer

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado por sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”.

“O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso de recursos significantes para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “As duas empresas estão dando passos importantes juntas para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano.”

A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em fabricação, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.