Durante a IAA, que acontece em Hannover, Alemanha, até o dia 27 de setembro, a Iveco expõem seu portfólio de veículos comerciais em um estande 100% livre de diesel, criando uma “área de baixa emissão”.
Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco, disse que a companhia é a primeira fabricante na história da IAA a apresentar um estande sem nenhum motor a diesel. “A indústria do transporte está mudando à medida que a pressão em relação aos motores a Diesel e a transição energética ganham força. Nossa exposição mostra que a oferta de veículos movidos a eletricidade e GNV está disponível atualmente e oferece uma alternativa viável, em todas as missões do transporte de cargas e transporte de passageiros.”
O executivo destaca ainda que o gás natural oferece a possibilidade de uma transição contínua para o biometano e energia renovável, alcançando zero emissões e abrindo as portas para um conceito de energia circular que pode chegar a emissões negativas.
A Iveco chama a atenção para a considerável vantagem ambiental do gás natural, que é capaz de proporcionar reduções drásticas nas maiores emissões poluentes: redução de 90% para NO2, 99% para material particulado e 10% para CO2 com o gás natural, que chega até 95% com biometano. Esse tipo de combustível pode gerar uma economia circular baseada na geração de energia a partir de resíduos orgânicos ou da agricultura.
Os visitantes do estande terão a oportunidade de ver que a economia circular já é uma realidade, com os exemplos da cidade de Lille, na França, que conta com uma frota de ônibus movidos a GNV, e abastecidos com biometano gerado a partir do resíduo municipal; o projeto liderado pela Pot au Pin, Air Liquide e Carrefour, com base no biometano oriundo de resíduos agrícolas; e o lançamento da Biokraft da maior planta geradora de biogás do mundo, na Noruega.
Em seu estande, a Iveco mostra 18 produtos com soluções sustentáveis para o transporte de carga e passageiros, desde o frete de longa distância até a mobilidade urbana das pessoas, que compõem uma oferta completa.
Entre os veículos estão as cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo movido a GNV com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades da indústria de veículos comerciais leves. O modelo demonstra a ampla variedade de missões que essa família de veículos pode atender, liberando as empresas de transporte das restrições mais rígidas das regulamentações de emissões e ruídos.
Dois Eurocargos em versão movida a GNV também estão no estande. Os produtos já estão em conformidade com os padrões de emissões EURO VI Step D, com um ano de antecedência. Com suas baixas emissões e operação silenciosa, os caminhões Eurocargo NP (Natural Power) podem entrar em áreas de tráfego restrito nos centros das cidades, uma vantagem fundamental em missões multipontos e municipais.
Para o transporte de cargas de longas distâncias, a montadora apresenta um Stralis NP 400 rígido de 26 toneladas com carroceria refrigerada, apresentando pela primeira vez uma tecnologia Carrier Supra GNV para alimentar o grupo de resfriamento. Esse caminhão representa o primeiro da indústria com os dois motores a diesel do veículo refrigerado substituídos por motores a gás natural estequiométricos de última geração. Ele oferece, do mesmo modo, emissões ultrabaixas de NO2 e material particulado, baixa emissão de CO2 e funcionamento silencioso, ideal para abastecer os supermercados do centro da cidade à noite. A instalação inclui três tanques de GNV com autonomia de 1 mil km.
A Ivecobus optou por reduzir a bateria a bordo do veículo ao mínimo com sua tecnologia de carregamento em movimento destacada no novo Crealis elétrico. Esse ônibus combina cabos elétricos suspensos com uma pequena bateria de bordo. Isso significa que uma nova rota de ônibus elétricos pode ser implantada mesmo que haja trechos sem cabos suspensos, reduzindo consideravelmente a complexidade e os custos, sem perda de tempo para recarga. A tecnologia de carregamento em movimento do Crealis recebeu o prêmio de inovação do Paris Salon du Transport Public 2018 por essa novidade.
Destaque também para o minibus elétrico Daily, de emissão zero, que oferece a solução perfeita para o transporte de pessoas no tráfego intenso dos centros das cidades. O Daily Electric faz parte da linha Daily Blue Power, campeã do título “International Van of the Year 2018”.
Para o transporte público, a marca exibirá o Crossway Low Entry Natural Power, ganhador do título “Sustainable Bus of the Year 2018”. Esse veículo apresenta um design exclusivo, com os tanques de gás natural integrados no espaço do teto, tem autonomia de até 600 km e proporciona o alto desempenho e as baixas emissões do motor Cursor 9 Natural Power.
Faça um comentário