Caminhão médio VW Delivery automatizado da MAN está em testes

vw delivery automatizado

Um caminhão médio com câmbio automatizado, VW Delivery 13.160, está sendo desenvolvido pela MAN Latin America e encontra-se em testes finais pela engenharia da montadora. O modelo destina-se principalmente às entregas urbanas ou em trechos rodoviários curtos e é equipado com motor Cummins 3.8 de 160 cv, que incorpora a mesma caixa automatizada ZF de seis marchas já utilizada em alguns ônibus Volksbus. O câmbio automatizado ainda é inédito para o segmento de caminhões leves. Nos segmentos de semipesados e pesados boa parte dos caminhões já é vendida com câmbio automatizado.

Uma unidade do modelo foi cedida para a frota de entregas do Grupo Martins, atacadista que faz distribuição em todo o país, para testes em condições reais de uso. “Ainda não temos previsão de quando o modelo será lançado”, informa o vice-presidente de vendas e marketing da MAN LA, Ricardo Alouche. “Na categoria de VUCs, em que se enquadra esse modelo, ainda não existem modelos automatizados no mercado nacional.”

O Delivery 13.160 é o maior da linha de caminhões leves Volkswagen, que  possui ainda versões de 5, 8 e 10 toneladas de peso bruto total (PBT). Com 13.200 kg de PBT, o Delivery 13.160 tem capacidade de caminhão médio com configuração de leve. Seu entre-eixos encurtado de 2.850 mm atende à legislação dos VUCs, permitindo ao veículo rodar em cidades que adotam restrições de tamanho à circulação de veículos urbanos de carga.

Preço mais alto
Apesar de a transmissão automatizada proporcionar à operação de entregas urbanas vantagens de economia de combustível e maior conforto para o motorista no trânsito das cidades, Alouche revela que o preço do Delivery automatizado fica de fato sensivelmente mais alto, porque a base de valor do veículo é mais baixa.

No caso dos caminhões maiores e mais caros o custo extra da automatização fica diluído no preço e é amplamente compensado pela economia de combustível trazida pela transmissão mais eficiente. Em caminhões leves e médios fica mais difícil mostrar a vantagem da automação, segundo a Man Latin America.

Para viabilizar o lançamento do Delivery 13.160 automatizado a montadora espera que os testes em andamento mostrem argumentos suficientes para compensar o custo inicial maior na aquisição do novo modelo.

 

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