PSA testa automatização de seus fluxos logísticos

TractEasy

Com o TractEasy, um rebocador 100% autônomo, a fábrica da PSA em Sochaux, na França, iniciou testes que visam automatizar parte de seus fluxos logísticos.

Trata-se de uma medida inédita no mundo industrial, que ilustra as soluções 4.0 que a fábrica de Sochaux decidiu aplicar antecipadamente como parte do projeto da fábrica do futuro “Sochaux 2022”. A planta de Sochaux conta com inúmeros projetos exemplares, como linhas ferroviárias, cruzamentos, sinais de trânsito e vias de sentido único. A solução implementada nesse fluxo é uma maneira de testar se as adaptações necessárias podem ser facilmente aplicadas a outros fluxos ou a outras plantas. A fábrica do Groupe PSA em Sochaux produz 2.100 veículos por dia (Peugeot 308, 3008 e OPEL Grandland X).

Em colaboração com a EasyMile, empresas especializada em tecnologia de veículos autônomos com sede em Toulouse, na França, a PSA começou a operação do TractEasy, um rebocador autônomo que possui uma capacidade máxima de tração de 25 toneladas e pode circular a uma velocidade de até 25 km/h em meio a outros veículos.

O TractEasy foi desenvolvido pela EasyMile em parceria com a TLD e, segundo o grupo francês, o rebocador aumenta a flexibilidade operacional nas instalações industriais, aeroportuárias e centros logísticos.

Em Sochaux, o TractEasy circula a uma velocidade de até 15km/h – a máxima permitida no local – em um circuito de 3 km de ida e volta, e faz viagens entre a zona industrial de fornecedores (ZIF) e a oficina de montagem. Após o sucesso das primeiras experiências realizadas em maio, uma estrada “conectada” será construída nos próximos meses, levando os testes um passo adiante. Com ela, o TractEasy poderá comunicar-se de maneira ainda mais eficiente com as infraestruturas, tais como sinais de trânsito, portões e passagens de nível, visando otimizar o circuito logístico em meio ao tráfego de veículos.

Concluída essa etapa, a partir do primeiro semestre de 2019 está prevista a chegada de dois rebocadores autônomos, que funcionarão em turnos de 24 horas por dia para transportar as peças desde a zona industrial de fornecedores até a linha de montagem do Peugeot 3008. Futuramente, os rebocadores autônomos poderão fazer a entrega de todas as peças dos modelos Peugeot 308 e 3008, como para-choques, tampas traseiras e consoles.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta