Dirigentes da Voith Turbo acreditam que, até 2030, os acionamentos elétricos terão ultrapassado as outras soluções de tração nas frotas das operadoras de ônibus. Segundo previsões da empresa, haverá um crescimento significativo do mercado de eletromobilidade para ônibus em todas as regiões do mundo. Nesse processo, o segmento de ônibus urbanos constituirá apenas um primeiro passo rumo à realidade de cidades isentas de emissões – uma tendência que deverá envolver os outros segmentos do setor de transporte.
Em consonância com essa previsão, a Voith apresentou na Europa um novo sistema de tração para entrar no crescente mercado da mobilidade elétrica. O conceito inovador de sistema de tração elétrica se diferencia por seu baixo peso, alta eficiência e sistema inteligente de gerenciamento de energia graças à recuperação de frenagem e elevada autonomia. É direcionado para uma operação de ônibus eficiente e ecológica.
Segundo informações da empresa, nesta primeira etapa, o sistema está sendo desenvolvido e avaliado para o mercado Europeu, porém o objetivo é oferecer futuramente para os demais mercados, inclusive no Brasil.
O sistema de tração foi originalmente concebido como um protótipo para um ônibus Solaris Urbino, mas, de acordo com a empresa, pode ser instalado sem restrições em veículos de qualquer fabricante. “A autonomia depende principalmente da bateria, que adquirimos de um fornecedor consagrado internacionalmente”, explica Jürgen Berger, gerente de projetos da Voith Turbo GmbH & Co. KG. “Atualmente estamos usando uma bateria de fosfato de ferro-lítio. Essa bateria oferece a maior confiabilidade, mas o sistema de tração elétrica foi projetado para trabalhar com qualquer tecnologia de bateria”, afirma Berger.
Com um torque de 2.250 Nm e uma potência de 260 kW, seu motor de imãs permanentes resfriado por água é combinado com inversor de alta eficiência e sistema inteligente de gerenciamento de energia para garantir o máximo desempenho de condução, sem a necessidade de uma transmissão adicional. O sistema permite, inclusive, operar com alta eficiência até mesmo em ônibus articulados. O projeto compacto do sistema de tração significa que ele não tem apenas baixo peso, mas também baixas emissões de ruído e baixa manutenção. Sua abordagem de projeto, focada em leveza, permitiu minimizar os excessos de peso, o que se traduziu em menor consumo de energia e, consequentemente, maior autonomia. A recuperação da energia de frenagem proporcionada pelo inversor também contribui para aumentar a autonomia. O fato de todos os seus componentes serem resfriados com água aumenta a sua confiabilidade e desempenho, permitindo reduzir as emissões de ruído durante a operação.
A autonomia do ônibus de demonstração em que o sistema foi instalado supera os 200 quilômetros, o que corresponde à quilometragem total de um dia de operação de uma linha de ônibus convencional, no mercado testado. Em alguns anos, essa autonomia deverá aumentar ainda mais com o crescente desenvolvimento da tecnologia de baterias.
Eletromobilidade em ascensão
Estudos indicam que o tráfego urbano passará por grandes mudanças devido a fatores como crescimento populacional, poluição do ar e mudanças climáticas. A demanda por transmissões ecológicas e de baixo ruído no transporte público vem crescendo rapidamente. Além disso, pressões políticas – como as restrições às emissões de óxido de nitrogênio e de ruído, por exemplo – implicam que o número de veículos com acionamento elétrico continuará a crescer nos próximos anos.
Se o tráfego individual continuar sendo permitido dentro das cidades, o conceito de mobilidade deverá adaptar-se a essas condições no futuro. “Especialmente para as frotas de ônibus urbanos, a mobilidade elétrica chegou para ficar”, afirma Cornelius Weitzmann, vice-presidente executivo e CEO da área de Mobility da Voith Turbo GmbH & Co. KG. “Como um parceiro estabelecido e experiente no setor de ônibus, adquirimos ampla experiência sobre os vários sistemas de acionamento e transmissão usados em ônibus. Com o novo sistema de tração elétrica, estamos aproveitando essa experiência e acrescentando ao nosso portfólio mais um marco na história da nossa empresa”, complementou.
A Voith tem obtido as melhores classificações no que se refere à captação e análise de dados, graças à abordagem integrada e ao amplo know-how da Voith Digital Solutions. “Combinamos nossa abordagem inovadora em sistemas técnicos à nossa experiência em transporte público“, afirma Robert Müller, gerente de desenvolvimento de projetos estratégicos de mercado da Voith Digital Solutions. “Nossos sistemas nos permitiram coletar duas décadas de dados e conhecimento sobre perfis e ciclos de condução em grandes frotas de ônibus urbanos. Esse é uma vantagem fundamental para operadores na era de redes e de dados inteligentes. As empresas querem operar suas frotas de veículos de maneira eficiente e econômica.” Isso é exatamente o que a abordagem integrada do sistema de acionamento elétrico oferece.
Em setembro, a Voith apresentará seu ônibus de demonstração ao público na feira de veículos comerciais IAA de 2018, em Hannover, sob o lema “Dirigindo Novos Caminhos”.
A Voith Turbo, uma divisão do Grupo Voith, é especialista em soluções, sistemas e serviços completos para acionamentos inteligentes. Clientes de diversos setores, como petróleo e gás, energia, veículos ferroviários e comerciais, tecnologia naval, mineração e engenharia mecânica contam com as avançadas tecnologias e expertise voltada para soluções da Voith Turbo.
Já a Voith Digital Solutions alia os conhecimentos especializados e a longa experiência em automação e TI da Voith ao seu know-how nos mercados de hidreletricidade, fabricação de papel e engenharia de transmissão mecânica. Esta nova Divisão do Grupo trabalha com clientes atuais e novos para desenvolver produtos e serviços inovadores por meio da aplicação de inovações de IoT.
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