A Daimler Trucks & Buses anunciou a criação de uma nova organização global para a eletromobilidade, que receberá a designação de E-Mobility Group (EMG).
A EMG definirá a estratégia para componentes elétricos, veículos elétricos completos e desenvolverá uma arquitetura elétrica global padronizada semelhante à estratégia de plataforma global da Daimler Truck para motores convencionais e componentes de acionamento.
A EMG será formada globalmente, com funcionários trabalhando em vários locais da rede mundial de desenvolvimento da empresa, ou seja, em Portland (EUA), Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão).
A empresa também apresentou dois novos caminhões elétricos, o Freightliner eCascadia e o eM2 no evento Capital Market & Technology Days realizado nos Estados Unidos.
A empresa promete entregar aos clientes, ainda este ano, 30 protótipos dos dois modelos para teste e espera iniciar sua produção em 2021.
O novo Freightliner eCascadia vem equipado com um sistema de propulsão elétrica que desenvolve uma potência de 730 cv e dispõe de um conjunto de baterias com uma capacidade de 550 kWh. A autonomia anunciada é de aproximadamente 400 quilômetros, voltado para operações de médias distâncias e serviços portuários. Cerca de 80% da capacidade da bateria pode ser recarregada em aproximadamente 90 minutos, permitindo percorrer mais 320 quilômetros.
Já o modelo médio eM2 106, com autonomia de até 370 km, foi pensado para distribuição urbana, foco ideal dos elétricos pelas curtas distâncias além de ser mais amigável ao meio ambiente.
Como já é o caso com o caminhão elétrico FUSO eCanter totalmente elétrico e o médio Mercedes-Benz eActros, o objetivo da empresa é ganhar experiência em eTrucks trabalhando junto com os clientes para estabelecer como os caminhões elétricos podem ser eficientemente implantados no dia a dia das operações de transporte.
Com os dois e-caminhões da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, o ônibus urbano totalmente elétrico Mercedes-Benz Citaro e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley, a Daimler Trucks & Buses já tem uma ampla carteira de veículos comerciais totalmente elétricos para ser encontrada em qualquer lugar.
Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler para Caminhões e Ônibus, declarou: “Somos o líder global indiscutível da indústria de caminhões e pretendemos permanecer nessa posição com caminhões e ônibus elétricos. Nós fomos pioneiros em caminhões elétricos e nos esforçamos para definir o padrão em cada segmento relevante. Com a formação do nosso novo Grupo global de Mobilidade Eletrônica, maximizaremos o impacto de nossos investimentos nessa tecnologia estratégica chave. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, soluções de carregamento e gerenciamento de energia.”
A Daimler detém cerca de 40% do mercado norte-americano de caminhões pesados, com um valor estimado US$ 39 bilhões.
Faça um comentário