Um dos maiores sucessos de mercado da Mercedes-Benz no Brasil, a linha Sprinter voltou a liderar as vendas no segmento de categoria Large Vans. Em 2017, ano em que comemorou 20 anos da presença desta linha de veículos no país – com cerca de 126.000 unidades vendidas nestas duas décadas – a empresa retomou a liderança de mercado na categoria de Large Vans, após 10 anos.
“Além de retomar a liderança, com 36,7% de participação de mercado e 6.327 unidades emplacadas em 2017, fomos a única marca entre os principais concorrentes a registrar crescimento no volume de vendas em relação ao ano anterior, 31% a mais, enquanto o mercado como um todo teve queda de 5%”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “E mais: em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 21 pontos percentuais, saltando de 14,9% em 2012 para 36,7% em 2017”.
Na avaliação de Schiemer, o êxito da linha Sprinter pode ser atribuído ao seu elevado padrão de tecnologia, qualidade, desempenho, segurança e conforto, além do excelente custo operacional. “Somente por essas vantagens, já vale muito investir na Sprinter”, ressalta o executivo. “Os veículos dessa nossa família de comerciais leves oferecem mais ganhos aos clientes porque são amplamente reconhecidos pelo ótimo valor de revenda e pela maior liquidez, porque têm grande procura, pois são os mais desejados da categoria”, acrescenta.
Na avaliação de Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing vans da Mercedes-Benz do Brasil, o crescimento da empresa nesse segmento reflete o atendimento especializado e cada vez mais focado nos negócios de comerciais leves, tanto por parte da fábrica, quanto da rede de concessionários, com destaque para o atendimento exclusivo dos Vans Centers. “Isso também é fruto da parceria com o Banco Mercedes-Benz, que nos ajuda a oferecer condições atrativas para aquisição de veículos por nossos clientes”, diz ele.
Com as vendas de vans de passageiros da linha Sprinter, a Mercedes-Benz saltou de 34% de participação em 2016 para 55% em 2017, com 2.926 unidades emplacadas. Ou seja, 21 pontos percentuais a mais em relação ao seu resultado do ano anterior, além de 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado.
Com o emplacamento de 2.561 unidades, a Mercedes-Benz alcançou 31,7% de participação nas vendas de furgões Sprinter, o que significa cerca de dez pontos percentuais a mais em relação ao mesmo período de 2016. No segmento de chassis com cabina, foram emplacadas 840 unidades em 2017, com market share de 21,9%.
Entre as grandes vendas do ano neste segmento de veículos comerciais leves destacam-se os 800 furgões Sprinter para transformação em UTI móvel do Samu do Ministério da Saúde e como as 72 vans de passageiros para o programa Atende da Prefeitura de São Paulo.
A atual geração da Sprinter, lançada em 2016, trouxe avançadas tecnologias, como o exclusivo Assistente de Vento Lateral (CrossWind Assist), farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna. O design inovador reforça a atratividade e modernidade do modelo, agregando valor à imagem dos negócios dos clientes.
Entre os diferenciais da Sprinter incluem-se avançados recursos, como o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD.
Faça um comentário