A Hyundai CAOA apresentou o novo HD 80, um Veículo Urbano de Carga (VUC), antecessor do HD 78 que chega para esquentar a disputa no segmento de caminhões leves.
Produzido na fábrica de Anápolis (GO), ele bate de frente com versões do recém-lançado Delivery da Volkswagen-MAN. O preço de tabela (quase nunca praticado) do HD 80 é de R$ 118 mil.
A praia da Hyundai é o varejo, mas ela também faz investidas nos frotistas. Sua rede de concessionárias pelo país é bastante estruturada com presença em todo o território nacional.
Com o HR, a Hyundai abriu um mercado num segmento importante para a Hyundai no Brasil. Por isso, renovar o HD para defender o território era preciso com a chegada de um competidor de peso como a MAN.
Como em todos modelos desse segmento, as possibilidades de implementação são amplas: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.
Para a fabricação do HD 80, a Hyundai CAOA implantou em Anápolis, onde também são fabricados o Tucson Flex, iX35 e New Tucson, novas linhas de rebitagem e de pintura.
Processos na linha de produção foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria.
Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal. No interior, em relação ao antecessor, o modelo traz novo desenho no quadro de instrumentos e console central, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.
O modelo vem equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR – que dispensa o uso do aditivo Arla, fornecido pela FPT Industrial.
Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e 2.200 rpm, que despeja potência a partir das faixas de rotações mais baixas, atributo para o trânsito urbano.
A transmissão é manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor.
O Hyundai HD 80 virá equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS).
A primeira evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total (PBT). Passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O Com isso, a capacidade de carga líquida gira em torno de 4.500kg.
De plástico, o tanque de combustível tem capacidade de 150 litros de diesel.
O chassi do novo HD 80 é produzido em aço e conta com um sistema de travessas parafusadas e rebitadas, mais resistente às forças de flexão e torção para assegurar baixo nível de deformação.
O HD 80 vem com novos eixos e suspensões dianteira e traseira, redimensionando feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteira e traseira.
Conforto
A cabine do HD 80 está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, proporcionando mais conforto para os ocupantes do habitáculo. A cabine é basculante.
O assento do motorista é reclinável e corrediço, e em conjunto com a coluna de direção com ajuste de inclinação, permitem ao condutor um ajuste ideal conforme a sua estatura física.
O novo HD 80 está coberto pela garantia por um período de um ano, sem limite de quilometragem. Além disso, durante similar período, o Cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional.
Em relação à manutenção, a empresa concentra todos os esforços na oferta de um serviço ágil e de qualidade, além da disponibilização rápida dos componentes, graças ao Centro de Distribuição de Peças da CAOA, na cidade de Barueri (SP).
Faça um comentário