Com a estratégia de participar de todas as oportunidades de mercado, incluindo os nichos para suas vans de passageiros da família Sprinter, a Mercedes-Benz conseguiu entrar em frotas que até então eram cativas de outras empresas e ampliou em mais de 21 pontos percentuais sua participação de mercado na categoria chamada de “Large Vans” (de 3,5 a 5 toneladas de PBT). A montadora pulou de uma participação de 29,4% no acumulado de janeiro a maio de 2016 para 51,2% no mesmo período deste ano, com 1.111 unidades emplacadas.
Segundo dados da empresa, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná são os principais compradores de vans Sprinter.
No total, a linha de comerciais leves Sprinter – que além de vans de passageiros, conta com furgões e chassis com cabina para transporte de cargas – registrou o emplacamento de 2.326 unidades entre janeiro e maio e alcançou 33,9% de market share. Isso representa 8,2 pontos percentuais a mais em relação aos 25,7% do mesmo período de 2016.
Com a Sprinter, a Mercedes-Benz vendeu mais de 1/3 do total de veículos comerciais leves emplacados este ano, até maio, na categoria de “Large Vans”. A linha registrou aumento de 12% nas vendas em relação a igual período do ano passado, enquanto o mercado como um todo teve uma queda de 15%.
A família Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (Peso Bruto Total – PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton), e são indicados para empresas de transporte, profissionais autônomos e empreendedores.
A linha Sprinter de vans de passageiros é composta por quatro versões: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. É direcionada ao transporte urbano, escolar, fretamento e turismo.
A montadora oferece atendimento diferenciado de sete unidades do Van Center – Centro Especializado em Vans, estrategicamente localizadas junto a alguns dos principais mercados dessas linhas de veículos.
O conceito do Van Center baseia-se numa estrutura totalmente concebida para veículos comerciais leves, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações do concessionário. Esses locais dispõem de equipes de venda dedicadas a esses produtos, e fazem o atendimento pós-venda disponibilizando o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens.
Leave a Reply