26 de julho de 2024

Citroën amplia a conectividade desde os seus modelos básicos

conectividade

O tema da conectividade aos poucos vai ganhando maior espaço na indústria automobilística nacional. Mesmo com as falhas de infraestrutura e a ainda incipiente base de telefonia móvel, várias marcas vêm aumentando a oferta de itens que ampliam o entretenimento, a navegação, o rastreamento e a telemetria em várias gamas de produtos.

Nessa disputa mercadológica, a francesa Citroën decidiu incorporar desde a versão mais básica do compacto C3, seu modelo de entrada, opções que oferecem ao consumidor um maior nível de conectividade. É uma decisão acertada na medida em que todo o motorista, independente de seu perfil, busca uma maior interação com seu veículo seja nas grandes, médias e pequenas cidades do Brasil.

“Num mundo em que as pessoas passam muito tempo conectadas, o automóvel tem de acompanhar essa interatividade”, afirma Fábio Alves, gerente de produto da Citroën. “Assim tomamos a importante iniciativa de oferecer um pacote tecnológico como item de série em todos os nossos produtos.”

 

Para Alves, a indústria no Brasil ainda está alguns passos atrás em termos de conectividade quando comparado aos mercados mais desenvolvidos. “O Brasil ainda tem regiões com pontos cegos, onde há falta da cobertura de telefonia móvel”, argumenta. “Mas estamos evoluindo e, aos poucos, nossos produtos vêm incorporando essas novas tecnologias que vão resultar, em breve, em um veículo muito mais inteligente e, por fim, autônomo.”

Por ter uma escala menor de produção e vendas, ainda mais em função da crise que reduziu quase pela metade o mercado nacional, a maioria das tecnologias relacionadas à conectividade é desenvolvida pelas matrizes fora do Brasil, mas elas precisam de ter aqui a engenharia nacional para realizar as adaptações ao nosso mercado.

Nos modelos mais sofisticados, a Citroën oferece um grau ainda maior de conectividade. É o caso tanto do compacto Premium C3 quanto do Aircross, que podem ser equipados com a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, o que inclui diversas tecnologias.

 

 

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade pela central multimídia, que oferece rádio, bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photoviewer), entrada auxiliar, calculadora e calendário.

O sistema oferece diversos recursos, tais como, duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia; sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone e  USB 2.0 input com corrente de 1A.

No sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone, SmartApp Link MyCitroën, permite o armazenamento de informações sobre o veículo no celular, fazendo a telemetria de dados como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.

O “mirroring”, ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroen, esta funcionalidade chama-se “MirrorScreen”. O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:

  • Integração: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7′;
  • Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta;
  • Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas;
  • Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema Androide e CarPlay para Apple;
  • Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta.

Permite, por exemplo: realizar chamadas; escolher e reproduzir músicas; ler e ditar mensagens de texto; utilizar mapas para obtenção de itinerário; ler notificações; encontrar informações no calendário e criar lembretes. Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de cabo USB.

O Link MyCitroën é um aplicativo para Smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações, como: autonomia; consumo da última semana; odômetro; dados do último trajeto; localização do veículo e continuidade na navegação e próxima revisão.

O Link MyCitroën funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações foi desenvolvida para as plataformas Android e Apple. Com esse sistema, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

Com todas essas bases de informações e telemetria disponibilizadas pelos modelos da Citroën, o motorista pode garantir maior economia de combustível, programar sua manutenção, além de ter maior entretenimento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*