30 de outubro de 2024

Caminhão médio VW Delivery automatizado da MAN está em testes

vw delivery automatizado

Um caminhão médio com câmbio automatizado, VW Delivery 13.160, está sendo desenvolvido pela MAN Latin America e encontra-se em testes finais pela engenharia da montadora. O modelo destina-se principalmente às entregas urbanas ou em trechos rodoviários curtos e é equipado com motor Cummins 3.8 de 160 cv, que incorpora a mesma caixa automatizada ZF de seis marchas já utilizada em alguns ônibus Volksbus. O câmbio automatizado ainda é inédito para o segmento de caminhões leves. Nos segmentos de semipesados e pesados boa parte dos caminhões já é vendida com câmbio automatizado.

Uma unidade do modelo foi cedida para a frota de entregas do Grupo Martins, atacadista que faz distribuição em todo o país, para testes em condições reais de uso. “Ainda não temos previsão de quando o modelo será lançado”, informa o vice-presidente de vendas e marketing da MAN LA, Ricardo Alouche. “Na categoria de VUCs, em que se enquadra esse modelo, ainda não existem modelos automatizados no mercado nacional.”

O Delivery 13.160 é o maior da linha de caminhões leves Volkswagen, que  possui ainda versões de 5, 8 e 10 toneladas de peso bruto total (PBT). Com 13.200 kg de PBT, o Delivery 13.160 tem capacidade de caminhão médio com configuração de leve. Seu entre-eixos encurtado de 2.850 mm atende à legislação dos VUCs, permitindo ao veículo rodar em cidades que adotam restrições de tamanho à circulação de veículos urbanos de carga.

Preço mais alto
Apesar de a transmissão automatizada proporcionar à operação de entregas urbanas vantagens de economia de combustível e maior conforto para o motorista no trânsito das cidades, Alouche revela que o preço do Delivery automatizado fica de fato sensivelmente mais alto, porque a base de valor do veículo é mais baixa.

No caso dos caminhões maiores e mais caros o custo extra da automatização fica diluído no preço e é amplamente compensado pela economia de combustível trazida pela transmissão mais eficiente. Em caminhões leves e médios fica mais difícil mostrar a vantagem da automação, segundo a Man Latin America.

Para viabilizar o lançamento do Delivery 13.160 automatizado a montadora espera que os testes em andamento mostrem argumentos suficientes para compensar o custo inicial maior na aquisição do novo modelo.

 

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