No início deste ano, a especialista francesa em bicicletas Angell Mobility anunciou que havia sido escolhida pela MINI do grupo BMW, para introduzir a marca no mercado de micromobilidade elétrica.
A parceria entre as empresa, a princípio, deve durar cinco anos e terá vários lançamentos no setor de e-bikes. Portanto, esta é a primeira entrada numa linha mais longa de veículos de duas rodas, o que deverá colocar a MINI no mesmo nível de outros fabricantes de automóveis que já se dedicam à mobilidade urbana como parte dos seus esforços de eletrificação.
A MINI e-Bike 1 é leve e repleta de tecnologia e foi concebida como uma companheira diária, pintado nas duas cores icónicas do MINI, Ocean Wave Green e Vibrant Silver.
Qualquer um dos modelos é oferecido em armações de dois tamanhos, S e M. A S pesa 17 kg enquanto a M é um pouco mais pesada, 17,5 kg, devido a uma estrutura de alumínio leve e contínua e um garfo de carbono. Ambas as bicicletas são movidas por um motor de cubo traseiro de 250 W que auxilia na pedalada até 25 km/h, padrão nos países da UE.
Embora a data de entrega da MINI e-Bike 1 seja novembro de 2023 e as pré-encomendas estejam em andamento, não há menção à capacidade da bateria ou à marca do motor, portanto não há estimativa da autonomia total.
Como referência, o S/Rapide , um dos modelos mais populares da Angell, oferece uma autonomia estimada de 50 km por carga, com uma carga completa alcançável em duas horas. O mesmo modelo possui três modos de pilotagem (Free Ride, Navigation, Sport) e quatro níveis PAS (pedal assist): Fly Free, Fly Eco, Fly Dry e Fly Fast.
O fato de ser tão leve significa que pode ser conduzido facilmente sem motor se e quando você ficar sem bateria. Falando em bateria, ela está escondida à vista de todos, disfarçada de bagageiro traseiro e integrando as lanternas traseiras. A localização não é aleatória: o objetivo é facilitar a troca de baterias para que os passageiros possam continuar se movendo sem demora.
A MINI e-Bike 1 possui um display colorido montado centralmente com excelente visibilidade e estatísticas muito detalhadas, conectividade de aplicativos, luzes giratórias embutidas nas alças e controle remoto e desbloqueio, seja via aplicativo no telefone, Apple Watch ou um código PIN.
A geolocalização e a navegação GPS estão disponíveis e têm como objetivo tornar a propriedade e a experiência de pilotagem menos estressantes. A geolocalização seria útil em caso de roubo, enquanto o GPS vem com um recurso vibratório que informa ao motociclista que uma curva está chegando sem ter que olhar para a tela – e talvez se distrair no trânsito.
A MINI e-Bike 1 tem rodas de 27,5 polegadas e vem de fábrica com suporte, luzes dianteiras e traseiras (que estão integradas na bicicleta, então você não poderia tê-las de outra forma), raios de aço e uma corrente de termoplástico injetado guarda.
As empresas acreditam que suas ‘grifes’ e todos esses recursos tecnológicos sejam suficientes para que você desembolsar € 3.490 (R$ 18,5 mil) à taxa de câmbio atual, com 10% desse valor exigido como depósito reembolsável para pré-encomenda.
Será uma edição limitada, mais um apelo para este valor: apenas 1.959 unidades, numeradas serão vendidas em todo o mundo. 1.959, aliás, é o ano de nascimento do MINI. Nada é coincidência.