25 de novembro de 2024

Nanocarro elétrico começa a ser produzido na Espanha

nanocarro Silent

A empresa espanhola de mobilidade elétrica Silence, que produz scooter elétricos para operações B2B, anunciou o início da produção em série do seu nanocarro elétrico de dois lugares chamado S04.

Sua unidade de bateria removível pop-out-roll da scooter é a peça central que combina a segurança e o conforto de um carro com a agilidade de uma motocicleta. Os primeiros veículos de produção em série começaram a sair da nova fábrica da empresa na Zona Franca  em Barcelona.

nanocarro silence

O o nanocarro Silence S04 vem em duas variantes. O primeiro no mercado é o modelo L7e de bateria dupla com um motor de 14 kW (pico de 22 kW) para um alcance homologado de 149 km por carga e uma velocidade máxima de 85 km/h.

As baterias de 5,6 kWh serão inicialmente produzidas em uma instalação nas proximidades de Sant Boi de Llobregat, mas a Silence pretende trazer a fabricação e montagem de todos os componentes sob o mesmo teto na fábrica da Zona Franca.

Cada unidade pode ser removida atrás da porta do S04 e possui rodas e uma alça para transportar até o ponto de carga mais próximo para recarga – embora o veículo também possa ser conectado a um ponto de carga.

Apesar de suas proporções diminutas de 2,28 x 1,29 x 1,59 m, o nanocarro Silence pode acomodar dois passageiros e ostenta um porta-malas de 247 litros. Esse tamanho compacto também oferece uma vantagem quando se trata de estacionamento no centro da cidade, com até três veículos capazes de caber em uma vaga de estacionamento padrão. Ele também se beneficia de um círculo de viragem estreito de 3,5 m.

O preço deste modelo começa em € 10.180 (R$ 54 mil) e pode ser adquirido com ou sem as baterias – a última opção depende da disponibilidade de uma Silence Battery Station para bateria por assinatura.

O início da produção em série e o preço do segundo modelo, o L6e, ainda não foram anunciados, mas os condutores deste modelo não precisarão de carteira de motorista para ficar atrás do volante. A velocidade máxima para este é limitada a 45 km/h, possui um motor de 6 kW e vem com apenas uma bateria removível.