25 de novembro de 2024

Randon lança semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica

Randon Hybrid R

Desenvolvido em sinergia com Suspensys e Centro Tecnológico Randon (CTR), o semirreboque da Randon conta com sistema de tração auxiliar elétrica Hybrid R.

Randon Hybrid R

O conceito utiliza o sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem da composição cavalo-mecânico/carreta, ou durante descidas, capacitando a carreta a ajudar o caminhão a transpor aclives de forma mais eficaz e segura. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando, também, menor desgaste dos componentes e menor emissão de resíduos no meio ambiente.

O sistema, batizado de e-Sys, opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim).

Este conjunto, gerenciado por um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, permite ao implemento aliviar o esforço sobre cavalo-mecânico em certas situações, como nas subidas, o que resulta em economia de combustível.

Nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico da própria carreta. Com isso, o conjunto caminhão/carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor consumo de combustível.

“O principal objetivo é promover a otimização energética da combinação de veículo de carga, tendo como potencializadores os fatores Brasil, como a dimensão continental, o relevo irregular e as legislações de cargas e acoplamentos”, destaca Daniel Randon, CEO das Empresas Randon.

“Estamos apresentando uma solução totalmente disruptiva, que inverte a lógica vigente, porque a carreta passa a ajudar o caminhão com ganhos operacionais efetivos ao cliente e à natureza”, observa Daniel Randon, lembrando que o resultado foi possível graças à sinergia e ao compartilhamento de conhecimentos das empresas integrantes.

A tecnologia de armazenamento e regeneração elétrica foi inspirada na Fórmula-1, que utiliza o Sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems). Na Randon, foi concebida e desenvolvida pela diretoria de Tecnologia e Inovação do Produto da Divisão Autopeças, em conjunto com o Centro Tecnológico Randon (CTR) e com uma das unidades do grupo, a Suspensys. Esta será responsável pela industrialização e comercialização do sistema e-Sys.

Foram dois anos de desenvolvimento junto às respectivas áreas de engenharia, laboratórios e campo de provas. Quando entrar em escala comercial, o sistema Hybrid R ficará disponível também ao mercado nacional e internacional de equipamentos para o transporte de cargas.

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