![Blue-Horizon-eaxle-bkg_meritor-2](https://futuretransport.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Blue-Horizon-eaxle-bkg_meritor-2-678x381.jpg)
A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais, apresentou o seu eixo elétrico 14Xe, dando mostras que a eletrificação de veículos comerciais no Brasil, ainda que de forma tímida, vem se tornando uma realidade.
O eixo elétrico 14xe é o primeiro produto desenvolvido pela recém-criada marca global Blue Horizon, dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias Meritor em todo o mundo.
![eixo elétrico 14Xe](https://i1.wp.com/futuretransport.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Blue-Horizon-eaxle-bkg_meritor.jpg?fit=1024%2C288&ssl=1)
O eixo 14Xe já está sendo testado na matriz da empresa, situada em Michigan, nos Estados Unidos. O modelo foi construído com um conceito diferenciado e que poderá proporcionar maior eficiência aos veículos comerciais. O eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, liberando espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Outro diferencial é que este utiliza a carcaça de um modelo convencional, o que possibilita fácil integração com o veículo.
Desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o eixo elétrico 14Xe foi desenvolvido para as versões 4×2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6×4 (Tandem), com capacidade de carga de 26 a 40 toneladas. Possui três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.
![Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor](https://i2.wp.com/futuretransport.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Kleber-Assanti-meritor.jpg?fit=1024%2C683&ssl=1)
Segundo Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor, a eletrificação de caminhões é uma tendência também para o mercado brasileiro e, em um futuro próximo, será essencial para caminhões que rodam em curtas e médias distâncias, com forte atuação em entregas urbanas.
A Meritor é uma das empresas que compõem o e-Consórcio – criado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) – que contempla desde o desenvolvimento local de componentes específicos para veículos comerciais elétricos até a infraestrutura necessária para a sua produção, abrangendo ainda todo o ciclo de vida útil dos veículos e o descarte de componentes como a bateria após o uso.
No ano passado, a Ambev assinou uma intenção de compra para ter, até 2023, mais de 1/3 da frota de distribuição de parceiros da Ambev composta por caminhões elétricos da Volkswagen. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é o maior projeto desse tipo já anunciado no mundo.
“Quando a eletrificação se tornar realidade no Brasil nós já estaremos prontos para atender a demanda”, comenta o executivo. Assanti complementa que os eixos elétricos Meritor já estão incluídos em 16 projetos de desenvolvimento de veículos elétricos na América do Norte.
![Adalberto Momi, diretor Geral da Meritor do Brasil](https://i0.wp.com/futuretransport.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Adalberto-Momi_meritor.jpg?fit=1024%2C678&ssl=1)
Para Adalberto Momi, diretor Geral da Meritor do Brasil, a eletrificação e outros avanços tecnológicos ocorrem em um ano de recuperação do mercado interno. “Deixamos para trás o período de crise e enxergamos pela frente um cenário promissor”, diz.
A empresa também comemora sua entrada em segmentos que ainda não atuava. Recentemente a Meritor fez a aquisição da Axletech – que pertencia ao grupo The Carlyle – e cuja transação aprimora a plataforma de crescimento da empresa adicionando um portfólio de produtos complementares, incluindo uma linha completa de suspensões independentes e eixos.
No mercado brasileiro especificamente, a empresa passará a oferecer componentes para operações fora-de-estrada, um segmento que conta com uma oferta pequena de produtos e de novos desenvolvimentos. “Vamos unir o portfólio da AxleTech à forte estrutura da Meritor no que diz respeito à engenharia, e serviços”, diz Kleber Assanti.
Este avanço da Meritor na eletrificação e em novos nichos de mercado, ocorre em um momento de expansão da marca no mercado brasileiro de caminhões. Segundo Kleber Assanti, a empresa deve fechar o ano de 2019 com um crescimento de 16%. “Avançamos mesmo diante de algumas dificuldades que impactaram no volume de produção, como o anúncio de fechamento da Ford Caminhões e a redução de vendas de caminhões médios”, diz.
Para Assanti, o aumento da produção de caminhões pesados compensou este cenário e contribuiu para o crescimento. “Além disso, algumas ações da Meritor que consistem em uma proximidade maior com os clientes também contribuíram para isso.”
A expectativa para 2020 também é de expansão. “O que deverá puxar isso são os novos projetos para caminhões com motores Euro 6 que demandará novas tecnologias; a retomada do fornecimento de eixos para o VW New Delivery também será importante para esta equação”, explica Assanti.
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