25 de dezembro de 2024

Volvo Buses: foco na eletromobilidade para um tráfego urbano mais limpo e silencioso

UITP em Montreal
Nova Bus LFSe, lançamento da Volvo e de sua subsidiária americana Nova Bus, é um ônibus totalmente elétrico

A Volvo Buses está continuando seu esforço para atender à demanda global por soluções sustentáveis ??de transporte público eletrificado. Essa é a mensagem principal da empresa sueca no congresso mundial e exposição da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) em Montreal, Canadá, de 14 a 17 de maio.

Com vendas de ônibus eletrificados totalizando 4.250 unidades, a Volvo e sua subsidiária americana Nova Bus têm uma posição de liderança mundial no campo da eletromobilidade. O produto mais recente a ser apresentado é um modelo totalmente elétrico da Nova Bus.

“Na Volvo estamos orgulhosos de ser um líder global nesta evolução. Como um dos maiores fabricantes de ônibus urbanos e rodoviários do mundo, temos uma responsabilidade para com a sociedade. E nós realmente acreditamos que podemos fazer a diferença como pioneiros do desenvolvimento global de transportes sustentáveis ??”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

Até agora, a Volvo vendeu mais de 3.300 híbridos, híbridos elétricos e ônibus totalmente elétricos sob sua própria marca. Sua subsidiária Nova Bus conta com outros 950 ônibus híbridos. No início deste ano, a Volvo registrou sua maior encomenda única para ônibus híbridos elétricos, 90 unidades, para as cidades de Namur e Charleroi, na Bélgica. O mais recente lançamento é um novo ônibus elétrico 12,2 m – o Nova Bus LFSe – que está em exibição na UITP. Os três primeiros desses ônibus entrarão em operação em Montreal.

Assim como nos ônibus elétricos e híbridos elétricos da Volvo, as baterias do Nova Bus LFSe são carregadas rapidamente com a ajuda de um pantógrafo, via infraestrutura de carga instalada no teto do ônibus. Uma carga de três a seis minutos é suficiente para cerca de 15 km de operação. A estação de carga baseia-se na interface comum – OppCharge – que a Volvo desenvolveu em conjunto com empresas como a Siemens e a ABB, permitindo que os ônibus elétricos de todas as marcas utilizem a mesma estação de carga. OppCharge segue as recomendações da associação da indústria automobilística ACEA e vários países já estão usando. O estande da Volvo tem uma estação OppCharge exposta.

Os visitantes que querem ver e ouvir como cidades inovadoras em todo o mundo estão trabalhando para enfrentar os desafios ambientais podem fazê-lo através de apresentações interativas no estande.

O ruído, o ambiente, o desenvolvimento urbano, a segurança e a implementação de soluções de transporte eletrificadas são apenas alguns dos temas tratados.

Na sua cidade-sede de Gotemburgo, a Volvo é um dos principais participantes na parceria ElectriCity, um dos finalistas dos prêmios da UITP deste ano. A ElectriCity está concorrendo na categoria de Excelência Operacional e Tecnológica.

No pavilhão dos Estados Unidos na exposição, a Nova Bus exibe um ônibus urbano com passeio híbrido. A outra subsidiária americana da Volvo Buses, a Prevost, está apresentando um modelo urbano, o Prevost X3-45.

Além disso, a Volvo Buses participa em vários das palestras e sessões especializadas que estão sendo realizadas em conjunto com o Congresso da UITP: “Eletrificação Crescente do Sistema de Transporte Urbano”, “Implantando Sistemas Urbanos de Ônibus Elétricos”, “OppCharge” e “Pioneiro em Eletromobilidade”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*