Muito se fala na sustentabilidade do transporte, nas mudanças climáticas e, principalmente nos grandes centros urbanos, como o transporte público poderia ser o indutor de uma transformação.
A eletrificação está tornando o ônibus em uma escolha confiável na direção de um futuro sustentável. Em comparação com os ônibus movidos a diesel, as variantes elétricas parecem ser uma solução mais eficaz e viável para as cidades em atender e beneficiar o passageiro comum, os cofres municipais e o meio ambiente em geral.
Por serem os meios de viagem mais acessíveis, a grande maioria da força de trabalho, dos estudantes e do cidadão em geral dependem dele para deslocamentos diários. Como esses ônibus são responsáveis por grande parte dos poluentes, substituí-los por variantes elétricas, de pronto se mostra altamente vantajoso.
Porém o ecossistema de eletromobilidade precisa de altos investimentos de capital, além de subsídios do governo para impulsionar a transição.
Não se pode imaginar um país de proporções continentais como o Brasil, com uma das maiores frotas de ônibus do mundo, não desenvolver sua própria indústria de mobilidade
O sucesso da eletrificação do transporte público depende da capacidade de fabricação doméstica, que exige, além de uma política favorável para a indústria de mobilidade, o comprometimento dos agentes envolvidos na transferência de tecnologia e na produção nacional de baterias, além de sua capacidade de criar a infraestrutura necessária para a operação.
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Apesar do alto custo inicial na aquisição, os ônibus elétricos são mais fáceis de operar e têm custos de operação e manutenção muito menores, diluindo assim, seu custo de aquisição ao longo de sua vida útil. Além de minimizar a poluição urbana e trafegar com o mínimo de ruído, os ônibus elétricos têm pegadas de carbono drasticamente mais baixas e exigem muito menos energia/km para operar.
Embora a mobilidade elétrica possa agregar grande valor aos sistemas de transporte público, eles atualmente carecem de know-how técnico, conhecimento operacional e habilidades para implantar, operar e gerenciar frotas de elétricos. O financiamento de ônibus elétricos e a rede de abastecimento são outros impedimentos para a sua rápida adoção.
A indústria de mobilidade pode e deve contribuir para grandes oportunidades de receita, geração de empregos, inovação e esforços colaborativos de todas as partes interessadas necessárias para transformar a face da mobilidade pública com ônibus elétricos.
O Estado por sua vez, pode e deve ser o indutor desta transformação, pensando não só nas variáveis climáticas e de sustentabilidade, mas também nas oportunidades de desenvolver uma indústria nacional de eletromobilidade.
Se os ônibus elétricos estivessem no centro de uma política pública, recebendo maior incentivo dos tomadores de decisão e da própria indústria, isso certamente abriria caminho para transformar o transporte público em uma operação limpa e moderna, que descarboniza o setor e reduz a dependência de combustíveis fósseis.