Apostando no desenvolvimento de veículos pesados movidos a combustíveis alternativos, principalmente gás natural veicular (GNV) e biogás, Scania investe mais R$ 75 milhões em P&D. O montante será utilizado na ampliação e concentração de suas instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Serão feitas alterações no chamado Plano Diretor da unidade de produção, para melhorar a logística fabril. Esses R$ 75 milhões somam-se a outros dois planos de investimentos anunciados anteriormente pela montadora sueca: um de R$ 2,6 bilhões, que já vem sendo executado, programado para o período de 2016 a 2020, e um anunciado nesta terça-feira (21/05), de R$ 1,4 bilhão, que começa em 2021 e segue até 2024.
Atualmente, a unidade fabril da Scania tem em seu departamento de P&D uma equipe com 250 engenheiros que trabalham em paralelo com a matriz na Suécia. “Essa sinergia é fundamental para a qualidade que levamos aos nossos clientes. Atualmente, por exemplo, somos os responsáveis globais pelos testes de validação de veículos em condições severas. Um claro reconhecimento da importância de estar presente na América Latina com esta área”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Teremos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, nosso time de P&D está 100% focado na jornada de implementação de combustíveis alternativos na região, especificamente gás natural e biogás”, declara. “A produção de caminhões a gás em nossa planta, planejada para 2020, exemplifica o que reconhecemos como um investimento sustentável, ou seja, bom para os negócios e sociedade, e ao mesmo tempo de menor impacto para o meio ambiente”, complementa.
O principal objetivo desse investimento, que inclui atualização das instalações prediais e equipamentos, é manter a empresa competitiva. “Os investimentos que fazemos na operação industrial brasileira são de extrema importância para a modernização do nosso parque industrial, único a montar um caminhão de ‘para-choque a para-choque’ fora da Europa, o que nos garante assegurar aos clientes que um Scania é um Scania em qualquer lugar do mundo”, assinala Podgorski.
As mudanças serão executadas em etapas, a começar pela melhoria dos fluxos de transporte internos. “Estamos em um processo acelerado de automação nos processos de logística e isso exige que desafiemos as condições atuais, buscando melhorias que tragam resultados tangíveis. Melhor aproveitamento do tempo e espaço, apenas para citar alguns”, explica o executivo.
Parceria com a Citrosuco
A Scania já iniciou algumas experiências no país com seus ônibus e caminhões movidos a gás. Uma das mais recentes foi uma parceria feita com a empresa Citrosuco, com um caminhão pesado de 410 cavalos, modelo já da nova geração de caminhões da marca, pode usar GNV ou biogás.
A operação, prevista para durar um ano, começou na primeira quinzena de dezembro na rota Matão-Santos, em São Paulo, e envolve levar suco de laranja para exportação a mais de 100 países. “A iniciativa faz parte do compromisso assumido pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais”, afirma a Scania, em comunicado à imprensa.
A tecnologia do motor Scania tem o mote de possibilitar ao veículo rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se de uma alternativa viável ao diesel que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil.
Ciclos de investimentos no Brasil
Em 2016, a Scania iniciou um investimento de R$ 2,6 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, para ser concluído até 2020. O principal objetivo foi adaptar as instalações e preparar a linha de montagem para a introdução da nova geração de caminhões para a América Latina, lançada no ano passado.
Nesta terça-feira (21/05), em cerimônia com a presença do governador de São Paulo, João Dória, a Scania anunciou o novo ciclo de investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão entre 2021 e 2024, para atualização de tecnologias na fábrica em São Bernardo do Campo e projetos relacionados a combustíveis alternativos. “Estamos há 62 anos no Brasil sempre acreditando na visão de longo prazo e potencial do País e esse aporte reforça nossa jornada em direção ao transporte sustentável”, diz Christopher Podgorski. “Nosso ritmo de investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender às necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos elevar esse patamar”, explica o executivo. “Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada à futuras tecnologias, e esses recursos são base para o que está por vir”, ressalta.
Programa IncentivAuto
Com o anúncio do novo ciclo de investimentos, a Scania enquadra-se no perfil para optar pelo Programa IncentivAuto, do governo estadual, que tem como objetivo modernizar a indústria automobilística no Estado, ampliar a produção de veículos, gerar novos empregos e aumentar a receita a partir da oferta de descontos progressivos, de até 25%, do ICMS devido nos produtos fabricados em São Paulo.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Scania, a montadora aguardará a regulamentação do IncentivAuto para decidir se haverá interesse em participar do programa.
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