Banco Paccar chega ao país para financiar caminhões DAF

Paccar Financial

Com um crescimento consistente desde que iniciou a produção de caminhões no Brasil, em 2013, a DAF Caminhões deu um novo passo para incrementar suas vendas com a abertura, no início de junho, da Paccar Financial, instituição financeira do grupo que passa a operar no país como banco da marca. Neste primeiro momento, são ofertadas as modalidades de CDC (crédito direto ao consumidor) para clientes finais e algumas linhas de financiamento de estoque para os revendedores da marca. 

Neudo Pessoa, Paccar Financial

Segundo os executivos da empresa, ainda no segundo semestre deste ano o banco já deverá estar trabalhando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para oferecer a linha de financiamento Finame. “Faremos nossa primeira operação com o BNDES ainda este ano”, afirma Neudo Pessoa, diretor de riscos da Paccar Financial.  Além disso, a instituição está trabalhando para, a partir de 2020, disponibilizar a modalidade de leasing para frotistas e uma linha de capital de giro para as concessionárias da rede. Hoje a DAF tem 33 pontos de atendimento e 23 concessionárias que pertencem a 13 grupos econômicos. A meta é chegar a 50 pontos de atendimento nos próximos cinco anos.

Com a Paccar Financial, a DAF aumenta sua competitividade frente às demais montadoras de caminhão do país que já têm bancos próprios para financiar frotas, como Mercedes-Benz e MAN. “A Paccar Financial vem complementar os negócios do Grupo Paccar no Brasil e nossa expectativa é de resultados fantásticos a longo prazo. Os clientes que estejam pensando em expandir seus negócios têm uma nova oportunidade de crédito conosco”, assinala João Petry, diretor-geral da Paccar Financial.

João Petry, diretor-geral da Paccar Financial

Hoje, cerca de 24% das vendas de todos os veículos da marca no mundo são financiados pela Paccar Financial. No Brasil, a meta é chegar a 20% das vendas com financiamento próprio nos próximos meses e atingir 30% de veículos financiados em 2020, informa Anderson Haiducki, diretor financeiro da Paccar Financial.

O processo de implantação do banco, que constava nos planos da empresa desde que chegou ao país, levou, aproximadamente, dois anos e meio e envolve um investimento inicial de R$ 100 milhões. Segundo Haiducki, cerca de 30% desse montante foi aplicado em infraestrutura, sistemas, tecnologia e pessoal. A equipe, com cerca de 30 pessoas, ocupa um espaço dedicado no prédio administrativo da sede da DAF em Ponta Grossa, no Paraná. A Paccar Financial está presente em 24 países e dá suporte aos negócios do grupo desde 1960.

João Petry diz que a equipe da montadora vai agora a campo fazer contato com os clientes para explicar a nova opção de financiamento para compra de caminhões com o objetivo de conhecer a operação de cada cliente, entender o que ele precisa e construir a melhor solução para aquisição do ativo. Ele acredita que, com a consolidação da reforma previdenciária os clientes terão mais “apetite” para realizar novos investimentos, como renovar e expandir frotas.

Mercado

No ano passado, a DAF registrou crescimento de 123,6% nas vendas, com 2.343 caminhões licenciados, frente a 1.048 emplacados em 2017. De janeiro a maio, o volume de caminhões DAF licenciados cresceu 71% sobre igual período do ano passado, com emplacamento de 1.188 caminhões. Atualmente, há perto de 5.500 caminhões da marca rodando no país.

O início deste ano também se mostrou promissor para as vendas da montadora. Segundo Luis Gambini, diretor comercial da DAF Caminhões, o primeiro semestre deverá terminar com um aumento de 70% nas vendas, sobre igual período de 2018, e, como o segundo semestre sazonalmente costuma ser melhor, a expectativa é encerrar 2019 com um crescimento de 45 a 55% no volume comercializado. Entre os motivos que devem impulsionar as vendas estão o escoamento da safra agrícola, que demanda maior movimento da frota; a aprovação da reforma da previdência, que pode elevar o nível de confiança em novos investimentos; e a realização da Fenatran, maior feira do setor, que acontece no segundo semestre e é aguardada por toda a indústria e seus clientes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta