Em reunião, hoje (16/01) com investidores na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a Embraer incluiu em sua projeção de receitas totais para 2019 – estimadas entre US$ 5,3 bilhões e US$ 5,7 bilhões – potenciais custos e despesas associadas com a criação da nova empresa “JV Aviação Comercial”, em parceria com a Boeing. Na semana passada, o governo brasileiro deu aval ao acordo em andamento entre Embraer e Boeing que prevê a criação de uma joint venture na área de produção de jatos comerciais.
A Embraer prevê entregar este ano entre 85 e 95 jatos comerciais, além de 90 a 110 jatos executivos, incluindo jatos executivos leves e grandes, cerca de dez aviões A-29 Super Tucano e duas aeronaves multimissão KC-390. O primeiro KC-390 deveria ser sido entregue em 2018, mas, com o incidente acontecido em maio do ano passado – o protótipo 001 da aeronave saiu da pista durante testes de prova em solo, realizados em Gavião Peixoto (SP) –, a entrega foi adiada para este ano.
A empresa também apresentou no evento em Nova Iorque as projeções para o ano de 2020, que será o primeiro ano após a conclusão da parceria estratégica entre Embraer e Boeing na aviação comercial. “As projeções apresentadas para 2020 contemplam 100% dos resultados esperados dos segmentos de Aviação Executiva e Defesa & Segurança (e os respectivos resultados vindos das áreas de serviços e suporte desses negócios) e excluem os resultados vindos da participação de 20% da Embraer na JV Aviação Comercial em parceria com a Boeing”, diz a empresa, em comunicado oficial. A expectativa da Embraer é atingir uma receita líquida entre US$ 2,5 bilhões e US$ 2,8 bilhões, uma margem EBIT entre 2% e 5% e uma geração de fluxo de caixa livre breakeven (aproximadamente zero) no ano de 2020.
Revisão das estimativas
Segundo a Embraer, “as condições do mercado global de jatos executivos, que apesar de uma gradual recuperação, continuam mais lentas do que o esperado, combinada ao crescente foco da Embraer na melhoria de rentabilidade e preservação de preços, bem como o recente lançamento dos novos jatos executivos no segmento médio/super-médio (“Praetors”), que iniciarão entregas em 2019, levaram a companhia a uma abordagem mais cautelosa para as entregas de jatos executivos no ano passado. Com isso, a Embraer entregou 91 jatos executivos, entre leves e grandes, no ano de 2018 (comparado a previsão de 105-125 jatos anteriormente).” Com essa redução nas entregas, a companhia agora espera que as receitas no segmento de jatos executivos fiquem em aproximadamente US$ 1,1 bilhão, ante US$ 1,35 – 1,50 bilhão estimado anteriormente.
“Adicionalmente, a revisão da base de custos do KC-390 em função do incidente ocorrido no mês de maio de 2018, teve impacto negativo na receita do segmento de Defesa & Segurança. Este impacto levou a uma nova estimativa de receita de aproximadamente US$ 600 milhões no segmento de Defesa & Segurança (US$ 800 – US$ 900 milhões anteriormente). Com isso, as receitas consolidadas da Embraer para o ano são agora esperadas em aproximadamente US$ 5,1 bilhões, em relação à faixa anterior de US$ 5,4 – US$ 5,9 bilhões”, relata o comunicado.
As projeções de EBIT consolidado e ajustado, margem EBIT consolidada e ajustada, EBITDA consolidado e ajustado, e margem EBITDA consolidada e ajustada para 2018 foram reduzidas devido a uma menor alavancagem operacional da Companhia em função do menor volume de entregas na aviação executiva e uma redução nas receitas do segmento de Defesa & Segurança. Os valores ajustados para 2018 excluem o impacto de US$ 127.2 milhões relacionados à revisão de base de custos do KC-390, ocorrida no 2º trimestre de 2018, em decorrência do incidente com o protótipo 001 ocorrido em maio de 2018.
Investimentos de US$ 300 milhões
“A Embraer também estima que os gastos com investimentos para o ano de 2018 fiquem em aproximadamente US$ 300 milhões, abaixo da visão anterior que estimava um total de US$ 550 milhões. É importante ressaltar que os menores gastos com investimentos não impactaram negativamente os projetos em andamento na companhia.
Em decorrência da redução das entregas de jatos executivos, parcialmente compensados por menores gastos com investimentos no ano de 2018, a Embraer espera que o fluxo de caixa livre em 2018 seja de um uso de caixa de aproximadamente US$ 200 milhões (versus um uso de US$ 100 milhões ou melhor anteriormente).”
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