25 de dezembro de 2024

Eletra pretende fabricar 1.800 ônibus elétricos por ano em sua nova sede

fáb rica ônibus elétricos da Eletra

A Eletra, fabricante brasileira de ônibus, sempre buscou a inovação desde sua fundação em 1988. Pensando em encontrar soluções para o transporte público, a empresa tornou-se referência na produção de ônibus elétricos nas modalidades trólebus (rede aérea), híbrido (motor-gerador + bateria) e elétrica (bateria).

Em 1999, fabricou seu primeiro veículo articulado híbrido com sistema de frenagem regenerativa e recuperação de energia, que serviria de base para um Marcopolo Viale. Hoje, a marca está presente com cerca de 400 ônibus de propulsão elétrica que operam na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

ônibus elétrico da Eletra

Agora a Eletra busca dar um salto gigantesco em sua expansão, anunciando que em breve poderá produzir até 1.800 ônibus elétricos/ano em sua nova sede com 27 mil m² na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista.

“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional ” – disse Milena Braga, CEO da Eletra.

De acordo com a Eletra, a ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados. A nova sede será inaugurada oficialmente neste mês de julho e o prédio está sendo adaptado para abrigar todas as divisões industriais e as linhas de montagem.

Com este novo investimento, a Eletra poderá atender de imediato a crescente demanda por ônibus elétricos nas cidades que possuem leis e programas aprovados para troca de frotas a diesel por frotas com zero emissão. Embora a maior parte das vendas se concentre no Brasil, também há interesse no crescente mercado latino-americano, principalmente fazendo contatos com empresários da Argentina, Equador e México que demonstraram interesse.

Para a diretora executiva Iêda de Oliveira, a Eletra estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão. A Eletra produz o e-Bus 100% elétrico e o híbrido elétrico Dual Bus, em diferentes configurações (12 m, 15 m, 18 m e 23 m, articulados ou não). Também produz as versões mais modernas de trólebus em operação no Brasil, equipados com baterias que lhes conferem autonomia sem contato com a rede aérea. Em 2019, a empresa passou a oferecer serviço de retrofit para caminhões de carga, enquanto em maio de 2021, em São Paulo, participou diretamente do lançamento do primeiro blindado elétrico do mundo. Também lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potências que variam de 15 kW a 120 kW.