A montadora trabalha com a expectativa de crescimento em torno de 20% nas vendas de caminhões em 2018 e para este ano ainda procura manter sua participação de mercado na liderança das vendas, com quase 30% do volume total de caminhões emplacados. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a setembro deste ano foram licenciados 35.364 caminhões, uma queda de 9% sobre igual período do ano passado, e a Mercedes foi responsável por 10.238 unidades desse total, com uma queda de 9,4% sobre a mesma base do ano passado.
O aquecimento dos negócios em 2018 deverá ser puxado pelas atividades do agronegócio, que já foi responsável por boa parte da movimentação deste ano, e por outros segmentos que começam a dar sinais de retomada, como a mineração, os produtos frigorificados e o transporte de gases e líquidos.
Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças e serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o volume de consultas por parte dos clientes vem aumentando de forma consistente, o que confirmaria essa tendência.
Outros indicadores levam a fabricante a crer na melhora do mercado. “Fatores como inflação sob controle e juros mais baixos, por exemplo, devem motivar as empresas a renovar ou ampliar suas frotas”, acrescenta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. A empresa acaba de anunciar investimentos de R$ 2,4 bilhões, nos próximos cinco anos, na modernização de suas fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).
Linha 2018
A renovação na linha de caminhões Mercedes envolve mais de 20 novos recursos que incluem avanços tecnológicos, maior segurança, mais conforto e ganhos de desempenho e economia operacional. Além disso, a montadora lança novas cores de cabine para toda a linha de caminhões com tons como Vermelho Vulcânico, Azul Rigel, Azul Griffon, Amarelo Lamec e o Cinza Galcon.
- Actros – Lançado em 2015, este modelo para aplicações mix-road ganhou nova grade frontal na cor do caminhão, painel de instrumentos com novas funções, atualização da inteligência do câmbio Mercedes PowerShift e novo piloto automático, o que pode proporcionar economia de combustível de até 1%.
- Axor – Esse extrapesado ganhou um total de 13 novos itens, mas o principal é o túnel do motor rebaixado em 100 mm (para 200 mm), que o coloca em destaque em sua categoria. Inclui sistema de distribuição da força de frenagem, controle de tração das rodas e auxílio de partida em rampa. O modelo recebeu faixas comemorativas ao fim do ciclo do conceito Econfort, que agregou quase 60 inovações ao veículo, desde 2014.
- Atego – O semipesado incorporou aprimoramentos solicitados por clientes, o que resultou no Pacote Robustez que agregou mais resistência e durabilidade ao veículo para aplicações severas mistas e fora de estrada. Conta com câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 8 marchas para o 2426 6×2, que aumenta o conforto de dirigibilidade para o motorista e reduz o consumo na operação, com o auxílio de partida em rampa, controle de tração das rodas e outras novidades do Econfort. Passa a contar com um novo climatizador, painel com novas funções, piloto automático inteligente, sistema de distribuição da força de frenagem e controle de tração.
- Accelo – A montadora valeu-se da Fenatran para destacar o lançamento da cabina estendida e do câmbio automatizado inteligente. São ao todo 15 novos recursos para os caminhões leves Accelo 815, Accelo 1016 e o médio Accelo 1316 6×2. Inclui a nova cabine estendida (+180 mm), que aumentou o conforto a bordo; o novo câmbio totalmente automatizado de 6 marchas, sem pedal de embreagem; sistema de inteligência com auxílio de partida em rampa e controle de tração das rodas; tanque adicional de combustível de 150 litros, que eleva para 300 litros a capacidade total do veículo; novo banco pneumático (opcional) para o motorista e painel de instrumentos com novas funções, como pressão de turbo e alarme de velocidade.
A Mercedes-Benz aproveita o evento também para mostrar três modelos Sprinter em uma Edição Especial 20 anos. A “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil” é uma série limitada de 20 unidades, que ganha itens de segurança inéditos na linha Sprinter, como assistente de partida em rampa e câmera de ré. A exposição inclui versões van de passageiro, furgão e chassi com cabina.
O evento é palco ainda para a exibição de uma edição especial do Actros. O “Actros Série Especial” é uma edição limitada e exclusiva de 21 unidades do top de linha da marca no país, que ganha design retrô inspirado nos clássicos caminhões com cabines semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no mercado brasileiro ao longo da história da empresa.
Faça um comentário