Sascar diversifica portfólio e expande negócios na América Latina

realidade virtual 3D da Sascar

Sascar apresentou na Fenatran sua novas ferramentas e serviços para gestão de frotas. Em seu estande os visitantes puderam vivenciar experiências para entender como funcionam  suas soluções na prática. Uma das atividades presentes no estande foi um jogo de realidade virtual 3D em que o visitante podia sentir os desafios que um condutor profissional enfrenta na estrada e como as soluções para prevenção de acidentes atuam e beneficiam uma direção segura, impactando positivamente no negócio dos transportadores.

A empresa também apresentou os serviços Relatórios Inteligentes Sascar, que permitem que o cliente consiga fazer a gestão completa e foque nos pontos críticos da sua frota, tendo redução de acidentes e melhor controle de custos. Este serviço, apresentado por meio de uma mesa interativa, mostrava como os dados podem ser extraídos do veículo transformando-se em informação. “Identificamos as dificuldades dos gestores em reunir os dados de forma simples e objetiva e decidimos criar um serviço inteligente e com uma plataforma bastante amigável, capaz de mostrar os pontos críticos da operação, tornando mais fácil a tomada de decisão e atuação corretiva aos motoristas, a fim de melhorar os resultados com acidentes, custos, além da produtividade”, afirma Pedro Chaves, diretor-comercial da Sascar.

 Ainda para prevenção de acidentes, a Sascar conta com as soluções Telemetria CAN (possibilita a identificação de excesso de velocidade, freadas bruscas, tráfego em ponto morto e excesso de jornada de trabalho) e Controle de Jornada do Motorista (verificação se a jornada está sendo cumprida, de acordo com a Lei 13.103, evitando processos trabalhistas por excesso de jornada ao volante e evitando acidentes e gerando economia).

Podem fazer parte da solução mais dois módulos: Rotograma Falado (mensagens de voz que alertam o motorista na cabine do caminhão sobre trechos da rota que podem apresentar riscos de acidentes, dando orientações de como fazer uma condução segura) e Black Box (atua no diagnóstico de acidentes ou em situações de risco, permitindo relatório detalhado em caso de sinistros. Funciona como numa caixa preta de um avião, pois grava os dados da telemetria segundo a segundo, transmitindo minuto a minuto).

Para operação logística de frotas de veículos pesados, a novidade é a solução Produtividade e Pontualidade (TMS Sascar), que une todas as regras e documentos da operação com a tecnologia de monitoramento da empresa.

Em uma única plataforma, o cliente consegue trabalhar o cumprimento dos prazos do embarcador, garantir o plano de gerenciamento de risco e apólice de seguros, além de atuar na gestão dos motoristas para cumprir a pontualidade de entrega e aumentar a produtividade da frota. “A gestão eficiente da frota de uma empresa exige um olhar atento para o controle de inúmeras operações. A má condução dos veículos pode gerar acidentes, tendo, inclusive, um aumento de até 20% nos custos com combustíveis, sem falar do não cumprimento dos prazos acordados. Esta ferramenta facilita a operação logística das transportadoras, permitindo monitoramento para melhor controle da pontualidade das entregas e dados necessários para o carregamento e transporte de cargas”, complementa Chaves.

 Outra novidade é o Michelin Gestão de Frotas com Sascar, uma solução voltada à gestão de veículos leves, a fim de melhorar a eficiência da frota, contribuindo para que os clientes consigam tomar decisões mais assertivas para a prevenção de acidentes e redução de custos. A solução oferece quatro pacotes: Gestão de Manutenção, Monitoramento Logístico, Controle de Custos e Gestão Avançada.

Outro destaque é a Carreta Conectada, uma solução exclusiva para gestão de carretas, integradas ao cavalo. A tecnologia permite que o gestor faça um melhor controle da produtividade da frota, possibilitando localizar os veículos em tempo real, planejar rotas para evitar viagens sem carregamento e identificar carretas ociosas. Por meio da tecnologia, é possível fazer a leitura do acionamento do EBS/ABS, identificando, por exemplo, as carretas que estão em alta velocidade em curvas. Além disso, a solução permite monitorar a temperatura e a pressão dos pneus com TPMS, inibindo o desgaste prematuro dos pneus ou perda repentina de pressão.

A marca também dispõe de uma solução específica para Gestão de Empilhadeiras. Trata-se de um sistema que faz a leitura de dados destes veículos e a transformam em informações que facilitam a gestão, proporcionando mais segurança, produtividade e eficiência para as indústrias.

 Sascar anuncia sua expansão na América Latina, com nova subsidiária na Argentina.

Depois de inaugurar sua unidade de negócios no México em 2016, a Sascar anunciou investimentos de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos e a abertura de uma subsidiária da Argentina no próximo ano.

“Temos uma base consolidada relevante no Brasil e a nossa meta é expandir nossas operações. Somos parte de uma das mais importantes iniciativas dos novos modelos de negócios de mobilidade da Michelin e queremos ser reconhecidos por oferecer soluções que contribuam para o sucesso do negócio de nossos clientes. Por isso, queremos ser um forte competidor na América Latina. Para isso, devemos investir R$ 100 milhões em tecnologia nos próximos cinco anos”, afirma Gilson Santiago, CEO da Sascar.

Para Santiago, a presença da Sascar na Fenatran é muito importante. “Será uma excelente oportunidade para que os nossos clientes conheçam as novas soluções tecnológicas e tenham a oportunidade de reconhecer a importância estratégica que a Sascar representa para os planos de expansão do Grupo Michelin”, conclui o executivo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta