A Daimler Trucks apresentou, em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (Peso Bruto Total) de até 26 toneladas. Isso significa que, no futuro, os veículos pesados participarão dos serviços de distribuição urbana com zero emissões e com nível de ruído tão reduzido que é quase imperceptível.
Para a Daimler Trucks, a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível já para o início da próxima década. No segmento de leves, a Companhia já tem demonstrado a adequação para o dia a dia do caminhão totalmente elétrico nos testes realizados junto a clientes com o Fuso Canter E-Cell desde 2014. Assim, o desenvolvimento de caminhões elétricos e a maturidade para a produção em série são pontos claros da estratégia da Daimler Trucks para fundamentar sua liderança tecnológica. Para tanto, uma parte considerável de seus investimentos futuros em pesquisa e desenvolvimento estão sendo canalizados para a condução totalmente elétrica.
“Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico. Nos caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell já tem sido testado intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada,” declarou Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.
Crescente urbanização requer caminhões totalmente elétricos – A melhoria da qualidade do ar, o menor nível de ruídos e o acesso às áreas com restrição de tráfego são, atualmente, questões decisivas no ambiente das grandes metrópoles, pois, no mundo todo, cada vez mais habitantes estão indo para as cidades. O ano de 2008 foi o primeiro em que mais pessoas viviam em cidades do que no interior. Esta tendência tem prosseguido: as Nações Unidas estão prevendo uma população global de 9 bilhões de pessoas até 2050, com cerca de 70% vivendo em áreas urbanas.
No futuro, será então necessário transportar bens em ambientes urbanos para números crescentes de pessoas – e com os mais baixos níveis de ruídos e de emissões. Atualmente, grandes cidades, como Londres ou Paris estão considerando a possibilidade de banir os motores de combustão interna de seus centros urbanos no futuro. Isso significa o seguinte: haverá caminhões totalmente elétricos garantindo os suprimentos de alimentos e outros bens de uso diário.
Urban eTruck – O veículo está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. Adicionalmente, os engenheiros da Daimler Trucks revisaram o conceito de propulsão: o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon. Isso resulta em uma autonomia de até 200 km, suficiente para as entregas típicas de distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões dentro do quadro do chassi.
Desde abril de 2016, na cidade de Stuttgart, a prestadora de serviços de entregas Hermes está testando cinco caminhões Fuso Canter E-Cell em suas operações. Especialmente os desafios topográficos da área urbana desta cidade alemã fornecem indicações importantes para a Daimler Trucks como referência para o aprimoramento da condução totalmente elétrica num ambiente exigente.
Dirk Rahn, diretor administrativo da área de Operações da Hermes: “Estamos muito orgulhosos de nossa parceria tão bem sucedida com a Daimler no desenvolvimento de tecnologias de relevância para o futuro. Aceitamos com prazer a iniciativa da Daimler de ativamente apoiar os testes do Fuso Canter E-Cell em nossa rotina diária de logística. Assim, os resultados de nossos testes têm sido extremamente positivos! Com relação às crescentes exigências da logística nas cidades, estamos agora esperando ansiosamente para testar outras categorias de veículos e levá-los logo à maturidade de mercado. Nossa meta comum: tornar a mobilidade elétrica mais econômica”.
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