O primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo começou a rodar pelo interior de São Paulo. O projeto resultou de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD, e o veículo já está em operação nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos, em São Paulo.
O caminhão elétrico pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou 8 horas de operação por recarga. Segundo a Corpus, a partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.
O modelo escolhido pela Corpus foi o BYD eT8A, que ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos – e assim se torna o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa utilizado para tal finalidade no mundo, informa a empresa. Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio – reciclável, com vida útil de até 40 anos – o caminhão coletor não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.
“A Corpus sempre se preocupou com a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas, colaboradores e comunidade. Por isso, pensamos nessa parceria estratégica”, conta João Paschoalini, diretor operacional da Corpus, relembrando que o fundador da empresa, o engenheiro Cineas Feijó Valente, foi quem projetou o primeiro aterro sanitário do Brasil. “Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”, planeja Paschoalini, A Corpus tem centenas de veículos que prestam serviços públicos e privados em São Paulo e no Espírito Santo.
“O caminhão BYD eT8A possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa, e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h, proporcionando muito conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse. Além disso, conta com torque máximo de 1.500 Nm a zero RPM, oferecendo um desempenho sem igual na classe e em todas as condições de operação. Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel”, explica Carlos Roma, diretor comercial da BYD no Brasil.
“Após uma recarga de até duas horas, o caminhão BYD eT8A opera por mais de 200 km ou 8 horas. Além disso, é muito mais econômico: em termos comparativos, o veículo pode ser até sete vezes mais eficiente do que se utilizasse óleo diesel, dependendo da região de operação ou do regime de compra de energia do cliente”, acrescenta.
Foi a Corpus que introduziu o sistema automático Meclix de coleta de lixo urbano – também conhecido como “lixeiras soterradas”.
O projeto consiste em contentores que permanecem aterrados e tem capacidade para três mil litros de resíduos. Quando o limite está próximo de ser atingido, um sensor é acionado e a equipe da Corpus faz a coleta do resíduo. Presente em algumas cidades europeias, o Meclix é o primeiro na América Latina e já está presente em alguns pontos das cidades do interior do Estado de São Paulo.
A Corpus Saneamento e Obras foi criada em 1982 com o objetivo de atender ao segmento de limpeza urbana. É especializada na coleta, transporte e destinação de resíduos – tanto de origem domiciliar, quanto resíduos perigosos -, implantação e gerenciamento de aterros sanitários, manutenção de espaços públicos, paisagismo e conservação de áreas verdes, além da manutenção de estradas e rodovias.
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