O bilionário fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, se associou a uma startup de Denver, chamada Boom, para desenvolver o protótipo de um novo avião supersônico que promete voar a 2.3 mil km/h.
Isso equivale a reduzir pela metade o tempo das viagens aéreas de longo percurso, diminuindo de sete para três horas e 15 minutos, por exemplo, a duração de um voo entre Londres e Nova Iorque.
O XB-1, apelidado de “Baby Boom”, tem uma velocidade de cruzeiro de Mach 2,2 (a velocidade do som é medida pelo termo técnico Mach 1) ou 2.3 mil km/h, que é 10% mais rápida do que a velocidade do Concorde (Mach 2), que ofereceu serviço comercial supersônico até ser aposentado em 2003.
“Eu sou um apaixonado pela inovação aeroespacial e o desenvolvimento de voos comerciais de alta velocidade,” disse Branson. ” Assim, a decisão da Virgin Galactic de trabalhar com a Boom foi fácil.”
Apesar de outras empresas aeroespaciais como a Boeing e a Lockheed Martin desenvolverem suas próprias espaçonaves supersônicas, a Virgin e a Boom esperam vencer a concorrência no mercado, já que a aeronave utiliza tecnologia já aprovada pelos reguladores.
O desenvolvimento de Boom da nova aeronave foi feito em parceria com a Spaceship Company, que está ligada à Virgin Galactic. A empresa fornecerá serviços de engenharia e fabricação à Boom, além de suporte e operações de voo de teste, e Branson assinou uma opção para comprar as dez primeiras células.
Antes da inauguração, Blake Scholl, CEO e fundador da start-up Boom, afirmou: “Sessenta anos após o início da era do jato, ainda estamos voando às velocidades dos anos 1960.“
“Os designers da Concorde não tinham tecnologia para viagens supersônicas a preços acessíveis, mas agora o fazemos”, disse ele, acrescentando que a empresa está ansiosa para o primeiro voo do Boom no próximo ano.
O voo de teste subsônico do XB-1 ocorrerá a leste de Denver, Colorado, enquanto os voos de teste supersônicos terão lugar perto da Base da Força Aérea de Edwards, no sul da Califórnia, Estados Unidos.
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