13 de dezembro de 2024

RadTrike, um triciclo elétrico e acessível

RadTrike, triciclo elétrico

A empresa estadunidense de bicicletas elétricas, Rad Power Bikes, apresentou um novo triciclo elétrico adaptável a ciclistas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência física, e que pretende, por extensão, ser um transporte alternativo aos automóveis.

Mike Radenbaugh, fundador e presidente da Rad Power Bikes, diz que o desenvolvimento do RadTrike começou conversando com um cliente que não podia andar em uma bicicleta tradicional por motivos de saúde.

RadTrike, triciclo elétrico

A RadTrike possui vários recursos projetados para ajudar as pessoas a pedalar em comparação com as bicicletas não assistidas. Um destes recursos é um sistema de pedal assistido de 5 níveis, incluindo uma marcha à ré, e um motor elétrico com 750 watts que permite ao triciclo elétrico atingir uma velocidade de até 22 km/h.

Dependendo do terreno, tamanho e peso do usuário e a velocidade do deslocamento, o RadTrike tem uma autonomia estimada entre 32 e 56 quilômetros.

O triciclo é single speed com dois tipos de freio, um traseiro e um freio a disco nas rodas dianteiras. Segundo o fabricante, esses recursos simplificam a operação e a manutenção de uma bicicleta elétrica.

A estrutura de aço do triciclo pode suportar pesos de até 188 kg, o que é suficiente para acomodar um adulto junto com sua bagagem. A estrutura também auxilia a amortecer solavancos, garantido mais conforto e segurança nas ruas.

Ele pode ser dobrado para transporte ou armazenamento e, além de sua finalidade principal, o triciclo elétrico tem uma série de outras aplicações potenciais, incluindo trabalho de entrega. Os compradores terão a opção de adquirir duas cestas de armazenamento, uma para ser instalada na frente e outra para ser instalada na parte de trás do produto.

A RedTrike está disponível para pré-encomenda nos EUA com um custo de U$ 2.499 (R$ 13,16 mil) e começará a ser enviado em meados de janeiro.