25 de novembro de 2024

Start-up desenvolve eVTOL para o agronegócio

e-vtol para o agrenócio

Agricultores e pecuaristas têm muita terra para cobrir e muito trabalho para fazer em um dia e, com isto em mente, uma start-up norte-americana projetou um eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) que tem como objetivo facilitar o acesso a usuários rurais de um lugar para outro dentro de suas propriedades.

A estadunidense Ryse Aero Technologies apresentou o seu eVTOL para o agronegócio, batizado de Recon, durante a Advanced Clean Transportation Expo em Long Beach na Califórnia.

Ainda em fase de testes, a empresa afirma que a versão final do veículo pesará menos de 136 kg, terá autonomia de até 40 km, velocidade máxima de 101 km/h e capacidade para decolar e pousar em terra e água. Como é um veículo leve, ele também pode pousar em áreas cultivadas sem causar danos ao solo ou à plantação.

O e-VTOL utiliza seis sistemas de propulsão independentes, cada um dos quais será alimentado por uma bateria removível – isso significa que os operadores poderão trocar rapidamente baterias esgotadas por sobressalentes recém-carregadas, garantindo a continuidade da operação, conforme necessário.

e-vtol para o agronegócio

As possíveis aplicações do eVTOL para o agronegócio incluem agronomia, agrimensura, agricultura, pecuária, vinhedos e outros setores de atividades rurais que tenham difícil acesso. Na verdade, ele pode ser configurado de diferentes formas, dependendo do uso pretendido – pode até ser oferecido um modelo com asas fixas para um voo mais rápido e eficiente.

De acordo com a Ryse, o Recon será facilmente produzido em massa, barato de manter e seus sistemas foram projetados para serem operados por um indivíduo com um mínimo de treinamento. Este último será possível graças ao uso de algoritmos de voo baseados em inteligência artificial, juntamente com sistemas de controle simplificados.

A Ryse já possui um protótipo funcional e lançará especificações detalhadas mais próximas do lançamento comercial planejado para o início de 2023.