A Caio Induscar, em parceria com a Scania, iniciou no mês de maio a entrega de 355 novos ônibus para o sistema de transporte da cidade de Santiago do Chile. Eles irão operar no sistema urbano Red Metropolitana de Movilidad e fazem parte da renovação de frota da empresa Express Uno.
Os veículos foram adquiridos no modelo Mondego, de motor traseiro, produzidos pela marca Caio, principalmente para o segmento urbano do mercado externo. Das 355 unidades, 135 são articuladas, encarroçadas sobre chassi Scania K320 UA 6×2/2, com tecnologia Euro 6, e 220 são padrão, sobre chassis Scania k280 UB 4×2.
O Diretor Comercial da Caio, Sr. Paulo Ruas, enfatiza que a marca é tradicionalmente reconhecida no mercado chileno. “Nossos produtos se destacam pela resistência, inovação e tecnologia, visando atender diariamente às necessidades de clientes e passageiros, com qualidade e excelência”, comenta.
Os veículos partem de Botucatu, onde está localizada a unidade Fabril da Caio, no interior de São Paulo, rumo a Santiago do Chile, em uma viagem de, aproximadamente, 10 a 15 dias de duração.
Uma das curiosidades é que durante o trajeto, os ônibus passam pela Cordilheira dos Andes, cartão postal chileno e uma das mais famosas cadeias montanhosas do mundo, com aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão.
Sobre o Mondego
Das 355 unidades adquiridas, 220 possuem comprimento de 12.500 mm. Já os outros 135 veículos articulados, contam com o comprimento de 18.600 mm. Todos os veículos estão em conformidade com as normas vigentes e com capacidade de lotação otimizada.
Todos os ônibus são 100% acessíveis, equipados com rampas móveis e assentos destinados a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.
O Diretor Industrial da Caio, Sr. Maurício Lourenço da Cunha, destaca que todos os modelos direcionados para o Chile contam com diversos recursos tecnológicos. “Os ônibus possuem sistema multiplex, o qual proporciona ao condutor o controle total das funções do ônibus e auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas; contam com sensores de estacionamento na parte traseira e dianteira; quatro itinerários eletrônicos em LED com atualização via Wi-fi; preparação para GPS e Wi-fi; tomadas USB, para recarga de smartphones, e outros eletrônicos; gerenciamento de frota; monitoramento por câmeras e alto-falantes, para realizar a sonorização interna”, salienta.
Prezando o conforto e a comodidade de todos, os ônibus também possuem ar-condicionado, poltronas injetadas semiestofadas para passageiros e solicitação de parada sem fio.
A cabine fechada com vidro, padrão no país, proporciona uma barreira de segurança ao motorista, isolando-o dos passageiros. A poltrona pneumática com encosto alto e regulagem de altura por meio de botão no painel, oferece ergonomia ideal e conforto ao condutor.
Visando a maior segurança de todos, os veículos também são equipados com portas tipo fole, com acionamento pneumático, sistema antiesmagamento e bloqueadores originais do chassi, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto.
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