25 de novembro de 2024

China anuncia trem sem trilhos que funciona em via virtual

trem sem trilhos

O transporte público chegou a um momento crucial. Parece que as tecnologias finalmente avançaram até o ponto em que soluções nunca antes vistas estão começando a aparecer em todo o mundo. Vemos táxis autônomos, táxis voadores (saiba mais) e trens de alta velocidade como o conceito hyperloop, que promete viajar aos fantásticos 1.200 km/h (veja matéria aqui).

Outra opção é preparar-se para o transporte público da cidade chinesa de Zhuzhou, na província chinesa de Hunan, em 2018. O “ônibus inteligente”, que está sendo desenvolvido pela empresa ferroviária chinesa CRRC, combina a facilidade econômica dos sistemas de ônibus com a modularidade dos trens do metrô, bem como a conveniência e a segurança dos veículos autônomos.

A CRRC começou a projetar o novo sistema em 2013 e está programada para começar a operar em 2018.

O ônibus inteligente ou o Trânsito Rápido de Trilhos Autônomos (Autonomous Rail Rapid Transit – ART) seguirá um caminho pré-definido, guiado por trilhos virtuais – pontos brancos no asfalto que são  captados pelos sensores instalados no veículo. A ART é uma excelente opção para as pequenas e médias cidades que não podem se dar ao luxo de investir na infraestrutura necessária para ter um sistema de metrô.

O veículo usa pneus em um núcleo de plástico e tem a nova tecnologia protegida por direitos autorais pela corporação ferroviária chinesa. O sistema, cerca de 80% mais barato que um sistema de metrô tradicional, tem, segundo a fabricante, uma vida útil de cerca de 25 anos.

A composição de três carros pode transportar 300 passageiros ao longo de sua faixa de 6,5 km. Mais carros podem ser adicionados para permitir um maior número de passageiros. Com uma velocidade máxima de 70 km/h, tem autonomia de 25 km após dez minutos de carga.

CRRC

A CRRC é atualmente a segunda maior empresa industrial do mundo. Com sede em Pequim, teve como origem a fusão das empresas CSR e CNR. A empresa controla a fabricação dos trens de alta velocidade na China, onde está a maior rede desse tipo de linha no mundo, com mais de 14 mil quilômetros.

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