A BYD, nove anos após o início de sua linha de produção, atingiu a marca de 50 mil ônibus elétricos produzidos. No dia 18 de janeiro, a 50.000º unidade, um elétrico de 12 metros, partiu da instalação de testes da BYD em Hangzhou para a Espanha.
O BYD K9UB 100% elétrico que foi exportado para a Espanha apresenta um estilo totalmente novo e possui capacidade para 80 passageiros. Como o maior ônibus 100% elétrico de 12 metros da Espanha, esse ônibus será operado pela TUBASA, uma operadora local, e a expectativa é de que na primavera comece a operar em Badajoz, uma cidade no sudeste da Espanha.
A BYD iniciou a exportação de ônibus elétricos para o mercado espanhol em 2017 e, atualmente, possui pedidos de várias cidades, tais como Valencia, Saint Cugat, Badalona e Badajoz. Hoje, a BYD é a única empresa chinesa a obter sucesso na entrada do mercado de ônibus elétricos da Espanha.
“Nosso histórico demonstra um reconhecimento de mercado impecável e confiança nos produtos da BYD”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD. “A BYD estabeleceu um ‘padrão ouro’ para o mercado de ônibus 100% elétricos devido à qualidade de seu produto, à cadeia de fornecimento e soluções de produtos completos e às tecnologias de ponta das baterias, motores, controles eletrônicos, etc. Isso é um avanço para a industrial de veículos elétricos não apenas da China, mas de todo o mundo”.
Desde a produção do primeiro BYD K9 em 2010 na cidade de Changsha, a BYD tem defendido ativamente a adoção de veículos de energia limpa. Em 2010, para reduzir a poluição ambiental, a BYD propôs sua “Estratégia de Eletrificação do Transporte Público”.
Em 2011, na cidade de Shenzhen, na província de Cantão, ao sul da China, entraram em operação 200 BYD K9 100% elétricos. Esse marco fez com que a BYD se tornasse a primeira empresa do mundo a comercializar ônibus de energia limpa.
Hoje, os ônibus elétricos da BYD são comuns não só nas grandes cidades chinesas como Pequim, Guangzhou, Shenzhen, Tianjin, Hangzhou, Nanquim, Changsha e Xian, mas também em cidades de médio e pequeno porte do país. Além disso, a base de clientes internacionais para ônibus 100% elétricos da BYD também tem crescido gradualmente desde que o primeiro lote de 35 ônibus elétricos foi exportado para o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, em 2013.
Entre eles estão a Transport for London, a Los Angeles Public Transport Co., o aeroporto de Sidney, a universidade de Stanford e o Facebook.
No Brasil, a empresa possui ônibus 100% elétricos, em testes ou já em operação, em São Paulo, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bauru, Uberlândia e Cuiabá.
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