9 de novembro de 2024

Estúdio alemão apresenta micro veículo impresso em 3D

UILA - veículo impresso em 3D

Uma mistura impressa em 3D entre uma e-bike de carga e um micro carro elétrico foi apresentado na Forrmnext 2022 em Frankfurt, Alemanha.

Projetado pelo estúdio de inovação nFrontier de Berlim, o UILA foi desenvolvido usando uma impressora 3D industrial Stratasys F770 e , em breve, entrará em produção comercial

UILA - micro veículo impresso em 3D

O micro veículo impresso em 3D é construído em torno de uma estrutura tubular de alumínio com uma casca externa feita de peças de polímero impressas em 3D. Os assentos e o volante também são impressos em 3D. O micro veículo mede 2,3 m de comprimento, tem apenas 0,9 m de largura e 1,7 m de altura.

Segunda a nFrontier, o UILA acomoda confortavelmente duas pessoas (com o passageiro atrás do motorista) e pode ser conduzido sem licença na Alemanha e também pode usar ciclovias. Seu trem de força elétrico possui motores de cubo na parte traseira e um dínamo acionado por pedal para alimentar a bateria de 1.200 Wh, que lhe confere uma autonomia entre 60 e 70 km.

Veja também: Startup italiana lança veículo elétrico impresso em 3D

A velocidade máxima é de 25 km/h e a força de frenagem vem dos freios a disco hidráulicos montados em cada uma das quatro rodas de 20 polegadas.

Um sistema de infoentretenimento a bordo emparelha com o smartphone do motorista executando um aplicativo complementar. E ainda que nesta fase não tenham sido revelados detalhes, a empresa pretende implantar um modo de estacionamento autônomo, onde o usuário poderá chamar o veículo por meio de aplicativo, se deslocando sozinho até ao ponto de encontro, e ainda um recurso que permite que o UILA siga o motorista sem ninguém sentado atrás do volante.

Mais do que um mero estudo de design, a nFrontier se uniu a parceiros de engenharia e fabricação para levar o veículo à produção em série na Alemanha a partir de 2024, onde espera-se que seja classificado como uma ebike. O preço estimado do micro carro é de € 10.000 (R$ 55 mil).

Segundo Daniel Buening, CEO do estúdio de inovação, o micro veículo impresso em 3D “não está apenas mudando radicalmente a maneira como nos deslocamos, mas também fornece uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária. Ao mesmo tempo, oferece um conjunto de recursos e recursos digitais, excedendo em muito o padrão atual da indústria de bicicletas.”