17 de maio de 2022

Empresa chilena desenvolve combustíveis descarbonizados

e-combustível HIF Global

As mudanças climáticas são um desafio global e requerem uma solução global. Com este mote, a empresa chilena de energia HIF Global se candidata a ser mais uma empresa preocupada em acelerar a descarbonização do planeta.

Com uma solução inovadora, a empresa pretende desenvolver combustíveis neutros em carbono (eCombustíveis) que substituirão os combustíveis fósseis atualmente utilizados em indústrias, automóveis, navios e aviões, sem a necessidade de modificação de sua tecnologia.

Os eCombustíveis neutros em carbono são sintetizados a partir de eletricidade renovável, água e dióxido de carbono do ar. Primeiro, a água deve ser eletrolisada com energia renovável/neutra em carbono para produzir hidrogênio “verde” e, em seguida, um catalisador é usado para combinar hidrogênio com dióxido de carbono sob alta pressão. O processo converte eletricidade renovável em combustíveis sintéticos que são fáceis de armazenar e transportar, ao mesmo tempo que possuem as mesmas propriedades químicas dos combustíveis fósseis, o que significa que podem ser usados ​​em motores e infraestruturas existentes como substituto direto dos combustíveis fósseis.

Os postos também não necessitam de mudanças e o transporte pode ser operado do mesmo modo como se faz com os combustíveis convencionais.

eCombustíveis da HIF Global

Desde que a HIF Global foi fundada no Chile em 2016, a empresa gradualmente se tornou líder em eCombustíveis, explorando como aproveitar os recursos de energia eólica para produzir combustíveis neutros em carbono.

Em última análise, o HIF poderia capturar mais de 25 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera a cada ano, produzir cerca de 150.000 barris de eCombustíveis por dia e tornar mais de 5 milhões de veículos neutros em carbono.

Após o sucesso de sua planta piloto Haru Oni, em Punta Arenas, capital da província de Magallanes, no sul do Chile, a HIF espera iniciar a construção de sua primeira planta de eCombustíveis em escala comercial nos Estados Unidos em 2023 e construir plantas semelhantes no Chile e na Austrália em 2024.

Plantas da HIF Global

Haru Oni é o primeiro projeto deste tipo no mundo. A planta obterá hidrogênio verde da água com energia eólica que, combinada com CO2 capturado da atmosfera, pode produzir os eCombustíveis, incluindo gasolina neutra de carbono e gás liquefeito também neutro em carbono.

Haru Oni tem um planta de energia eólica capaz de gerar 300 Megawatt de potência com uma capacidade de produção anual de 75 milhões de litros de eCombustivel. A empresa espera iniciar a operação comercial no segundo semestre de 2025.

Investimentos

A HIF Global anunciou, no início de abril, um aporte de capital de US$ 260 milhões, dos quais a Porsche investiu US$ 75 milhões, dando à montadora alemã uma participação de 12,5%. Os fundos serão usados ​​para expandir os negócios de combustíveis descarbonizados da HIF Global e desenvolver projetos de eCombustíveis neutros em carbono nos EUA, Chile e Austrália, fornecendo combustíveis renováveis ​​para navios, carros, caminhões e aeronaves. Os outros investidores são a EIG Partners, Baker Hughes e Gemstone Investments