Não é preciso esperar para conhecer o novo jato bimotor Falcon 6X, que deverá fazer seu primeiro voo no início de 2021. A fabricante Dassault Aviation tratou de criar uma apresentação virtual de seu novo avião executivo que permite aos potenciais clientes visualizar de maneira muito real como será o mais espaçoso exemplar da família Falcon. Com óculos de realidade virtual, é possível fazer um tour pelo interior da aeronave, com indicações comparativas que mostram o ganho no espaço interno, na largura e na altura, e também ter uma arrepiante visão do lado externo do avião, como se o espectador estivesse nas nuvens.
Além disso, o tour virtual permite conhecer a nova cabine de pilotagem da aeronave, centrada numa terceira geração do sistema de cabine EASy III totalmente digital. A experiência virtual foi montada e disponibilizada para visitantes no estande da Dassault na Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), realizada no início deste mês, em São Paulo.
O novo jato foi projetado com uma cabine de 1,98 m de altura e 2,58 m de largura, a maior e mais larga seção transversal dessa linha. De acordo com a empresa, com quase 12,3 m de comprimento (40 pés e 8 polegadas), essa aeronave oferecerá mais volume de cabine do que qualquer outro Falcon já projetado. Terá capacidade para acomodar 16 passageiros em três áreas longe distintas. Outro diferencial desse jato é uma claraboia no teto, projetada para permitir entrada extra de luz natural.
O Falcon 6X, de 5.500 milhas náuticas (10.186 km), estabelece um novo padrão no segmento de longo alcance com cabine grande. Poderá voar diretamente de Los Angeles para Genebra, Pequim para São Francisco ou Moscou para Cingapura, a uma velocidade de cruzeiro de longo alcance. Receberá motor Pure Power PW812D da Pratt & Whitney Canada, com uma propulsão nominal de 13.000 a 14.000 lbs.
Tecnologicamente, será equipado com avançadas tecnologias de cabine de pilotagem e controle de voo digital, aproveitando a herança dos programas de jato de combate da Dassault. Entre essas inovações, terá o chamado flaperon, um dispositivo que melhora o controle durante a aproximação, especialmente em descidas íngremes. Terá um tipo de asa ultra-eficiente para minimizar o impacto da turbulência.
“Queríamos ampliar ainda mais os limites com esta nova aeronave, para proporcionar a melhor experiência de voo possível usando o know-how de aviação de hoje. O Falcon 6X oferecerá uma combinação de alcance, conforto e capacidade que nenhum outro jato executivo de cabine grande pode igualar, garantindo sistemas totalmente maduros e um motor comprovado”, diz Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. A previsão é de que os primeiros Falcon 6X comecem a ser entregues em 2022.
Falcon 8X e Falcon 2000LXS
Além do Falcon 6X, a Dassault exibiu na Labace o jato trimotor Falcon 8X, de alcance ultra-longo, de 6.450 nm/12.000 km, e o bimotor de pista curta Falcon 2000LXS, de 4.000 nm/7.700 km.
Segundo informações da empresa, o “Brasil emergiu como um dos mercados mais fortes para o novo Falcon 8X, representando uma em cada cinco aeronaves vendidas até o momento”. A aeronave tem capacidade para oito passageiros e três tripulantes, e seu alcance permite conectar São Paulo a São Francisco e Moscou, Hong Kong a Londres e Xangai a Los Angeles. Sua cabine tem altura de 1,88 m e tem 2,34 m de largura. Com layout flexível, oferece diferentes configurações de lavatórios e três opções de tamanhos de cozinha, incluindo dois com área para descanso da tripulação.
O Falcon 8X será equipado com o novo sistema de visão combinada FalconEye, da Dassault, que, além de entregar conhecimento circunstancial superior em todas as condições de operação, de dia e de noite, também permite melhor condição de aterrissagem em situação de baixa visibilidade, proporcionando um benefício operacional substancial. Para os passageiros, uma das melhorias desse modelo é a internet de banda larga Ka, um serviço de conectividade de alta velocidade, o Falcon Connect.
“O Falcon 2000LXS e seu irmão de menor alcance, o Falcon 2000S, oferecem uma capacidade de pista curta comparável a modelos menores de jatos executivos de médio porte, mas com um nível de alcance e conforto muito melhor do que esses aviões. Equipado com um sistema de cabine EASy de última geração e com o sistema de gerenciamento de cabine FalconCabin HD+, o 2000LXS/S oferece uma combinação de desempenho em aeroporto, design de cabine e eficiência única em sua classe. Também está disponível com o sistema de visão combinada FalconEye e o FalconConnect”, descreve a empresa, em comunicado oficial à imprensa.
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