20 de novembro de 2024

Inovações da Alstom para uma mobilidade mais inteligente

mobilidade mais inteligente

A Alstom apresentou esta semana, em Paris, uma série de tecnologias que abordam as diferentes necessidades de empresas operadoras de transporte e de passageiros. Na visão da empresa, as operadoras querem ajudar a lidar com a multimodalidade e melhorar a pontualidade e a disponibilidade do transporte e os passageiros desejam estar conectados, para que seu tempo de deslocamento seja útil, e querem realizar uma viagem ininterrupta, de porta a porta.

A empresa lançou duas soluções, desenvolvidas pela Metrolab – um laboratório de investigação dedicado ao desenvolvimento do metrô automático do futuro, criado em parceria com a RTAP, empresa responsável pelos transportes públicos em Paris–, que melhorarão as viagens de passageiros em redes de transporte urbano: Optimet OrbanMap, um sistema de informação dinâmica em tempo real oferecido a passageiros em estações de metrô, e Optimet real-time train occupancy, uma solução que garantirá um fluxo mais suave de passageiros nas plataformas. O Optimet OrbanMap permite a visualização imediata da rede de metrô, sua atividade, posição dos trens, tempos de viagem, interrupções de serviço e o nível de conforto a bordo dos trens. O Optimet real-time train occupancy mostra o nível de ocupação por carro por meio de uma fita Led colorida (vermelha, laranja ou verde) localizada acima das portas de segurança e estendendo-se por toda a plataforma, além de monitores nas vias de circulação e/ou elevadores da estação.

Para as operadoras, a Alstom apresentou o Mastria, sua primeira solução de supervisão multimodal, que liga todos os atores de mobilidade em uma determinada cidade: ônibus, VLT e redes de metrô, além de táxis, carros compartilhados e bicicletas. O objetivo é maximizar a fluidez entre todos os meios de transporte de uma cidade e orquestrar as rotas de passageiros.

A Alstom vai participar na UITP 2017, nos dias 15 a 17 de maio, no Palais des Congrès de Montreal, e preparou um stand que dará aos visitantes a impressão de estarem dentro de um veículo ferroviário urbano, onde mostrará a visão de mobilidade da empresa e as formas de melhorar a experiência de passageiros.  Os visitantes também poderão conhecer o VLT-trem Citadis Spirit para Ottawa, linha de soluções livres de catenárias, e a solução CBTC[2] Urbalis da Alstom.

“A Alstom inova a fim de garantir que o sistema ferroviário se torne mais integrado, mais eficiente para operadoras de transporte e mais atraente para os passageiros. Acreditamos que o papel da Alstom seja não apenas fornecer material rodante, serviços e manutenção, mas oferecer soluções de mobilidade para um mundo em profunda transformação. As soluções digitais que estamos lançando hoje e nossos movimentos recentes além do setor ferroviário, com o lançamento do Aptis e o investimento na EasyMile, revolucionarão o mundo do transporte”, declarou Henri Poupart-Lafarge, chairman e CEO da Alstom.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*