Historicamente, a Canyon, uma fabricante de bicicletas alemã, sempre esteve atenta à investigação e desenvolvimento de inúmeros conceitos que foram apresentados ao longo dos anos.
Um dos mais recentes e futuristas conceitos da marca é a Eco Speed, uma bicicleta desenhada por Alexander Frost, que combina muitas das tecnologias mais atuais para uma bicicleta concebida para ser ecológica e rápida: motor elétrico de 500W alimentado a célula de hidrogênio, travões de disco de carbono integrado nos raios, suspensão dupla e posição de pilotagem que leva ao extremo o conceito SoftRide dos anos 90, graças a uma espécie de asa suspensa do guidão ao selim. Para variar a altura do ciclista, é fornecido um botão para controlar um mecanismo de ar comprimido. Somente os botões giram durante a direção, enquanto o guidão permanece fixo.
A bicicleta não foi projetada apenas para criar uma nova forma de viajar mais ecológica, mas também como uma forma que pudesse competir nas corridas de ciclismo globais. Maximizar a integração e o design aerodinâmico é fundamental para as altas velocidades a que esta bicicleta se destina.
Tudo num design extremamente aerodinâmico. Futurista, talvez demais? Talvez não, dado que muitas soluções são emprestadas de bicicletas construídas no passado, ou no presente, como o motor elétrico alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio, fabricado para uso ciclístico por uma universidade australiana, e que promete 125 km de autonomia.
Há uma semelhança com um caça que não é coincidência, já que o guidão foi substituído por asas aerodinâmicas. O perfil da asa do ciclista é fixo e apenas as pegas nas extremidades da barra se movem ao virar.
Em 2014, a Canyon uniu forças com Alexander Frost para conceber a Eco Speed. A ideia por trás da bicicleta era criar uma e-bike movida por uma célula de combustível de hidrogênio, sendo uma alternativa sustentável e de baixo custo às atuais fontes de combustível.
Os criadores da Eco Speed acreditam que tecnologias de propulsão alternativas farão parte da vida cotidiana. Os avanços resultantes na tecnologia de bicicletas elétricas as tornarão um dos modos mais populares de transporte pessoal.
A Canyon apresentará este protótipo em Londres, no mês de novembro.