Toyota apresenta conceito de veículo lunar no Japão

Veículo lunar da Toyota

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) oficializou parceria com a Toyota para construir um veículo autônomo de seis rodas que terá como objetivo explorar a superfície da Lua. O Japão espera lançar o veículo para a Lua em 2029.

Veículo lunar da Toyota

O rover poderá transportar dois passageiros – ou quatro em uma emergência – por mais de 10.000 km através da superfície lunar. Para efeito de comparação, o conceito do veículo é aproximadamente duas vezes mais largo e duas vezes mais alto que uma Hilux cabine dupla.

Potência da célula de combustível

A energia do veículo lunar virá de uma série de células de combustível substituíveis que serão carregadas ao longo do tempo usando painéis solares dobráveis.

“As células de combustível, que usam métodos de geração de energia limpa, emitem apenas água e, devido à sua alta densidade energética, podem fornecer muita energia, tornando-as especialmente adequadas para o projeto que está sendo discutido com a JAXA”, disse o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi

O anúncio é apenas o primeiro passo de um projeto muito ambicioso. O plano é o primeiro  “acelerar o estudo conjunto de um rover tripulado e pressurizado que emprega tecnologias de veículos elétricos a células de combustível”, declara a empresa em nota. O veículo está sendo desenvolvido conceitualmente desde maio de 2018. O Japão espera estar pronto para enviar seu veículo Toyota à Lua na próxima década.

“Os robôs tripulados e pressurizados serão um importante elemento de apoio à exploração lunar humana, que imaginamos que acontecerá nos anos 2030”, disse o vice-presidente da JAXA, Koichi Wakata. “Nosso objetivo é lançar um veículo espacial no espaço em 2029.”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta