25 de dezembro de 2024

Como tornar inteligente os deslocamentos urbanos com a micromobilidade

micromobilidade pode preencher as lacunas de transporte atuais que são caras e difíceis de resolver, limitando ou reduzindo as emissões ao mesmo tempo.

A necessidade de adotar meios de mobilidade alternativos ao carro particular para apoiar a luta contra as emissões e o congestionamento leva-nos a refletir sobre o papel que a micromobilidade desempenhará na entrega de sistemas de transporte multimodal eficazes e eficientes que serão vitais para alcançar objetivos climáticos.

Nós precisamos entender que nem toda pessoa – ou toda viagem – requer quatro rodas. Isso é verdade mesmo que esses veículos sejam elétricos. A eletrificação dos veículos tem um papel importante no combate às emissões de carbono mas não é uma resposta adequada para diminuir congestionamentos, muito menos para encurtar o tempo de deslocamento do ponto A ao ponto B. Existem outras opções melhores para diversas aplicações que consomem menos energia e proporcionam maior comodidade.

Sem mencionar que muitas dessas melhores opções podem ser aproveitadas agora. A micromobilidade é uma ótima solução para alcançar ambos. E, de acordo com Joyashree Roy, economista do Instituto Asiático de Tecnologia em Bangkok, “as pessoas estão exigindo cidades mais saudáveis ​​e cidades mais verdes”.

Micromobilidade: Entendendo os benefícios

Em 2018, a Lime instalou pontos com 200 scooters nas ruas de Honolulu, no Havaí. Com a mesma rapidez, a polícia retirou 81 delas alegando que a empresa usava propriedade da cidade sem autorização. Em Bournemouth, no Reino Unido, uma história semelhante: meses após a introdução de um programa de e-scooter, a polícia apreendeu 25 delas por andar em vias públicas. Em São Paulo, em abril passado, a polícia fez apreensão de patinetes elétricos com o argumento de que teriam acelerador, o que surpreendeu os usuários.

A pergunta que fica é: os governos locais são contra as opções de micromobilidade ou existe uma lacuna educacional sobre esses modos de transporte?

Ao educar as pessoas sobre os benefícios ambientais das soluções de micromobilidade e seu uso mais eficiente do que os carros de passeio, as empresas podem trabalhar em conjunto com os governos para implantar as scooters, e-bikes e outros modos de transporte de micromobilidade que são tão necessários para reduzir o congestionamento do tráfego e as emissões nas cidades. A equação matemática já existe para opções além dos veículos de passeio de quatro rodas para esses casos de uso: menos massa, menos energia, cidades mais limpas e menos congestionadas. Essa parceria público-privada é fundamental se quisermos realizar o potencial das opções de mobilidade.

bicicletas são alternativas viáveis e relativamente baratas na implantação de um sistema integrado de micromobilidade com o transporte público

As opções de micromobilidade podem preencher as lacunas de transporte atuais que são caras e difíceis de resolver, limitando ou reduzindo as emissões ao mesmo tempo.

A Índia, por exemplo, permitiu estacionamento para bicicletas elétricas em Delhi, Bangalore, Pune, Mumbai e Ahmedabad. O resultado? Pessoas fora de uma distância razoável do transporte público têm acesso a uma opção segura, eficiente e ambientalmente amigável para se locomover. Isso reduz o congestionamento e as emissões causadas por veículos de passageiros de quatro rodas. A Ola é um provedor indiano de micromobilidade que aborda essa lacuna de acessibilidade de transporte, fornecendo acesso de mobilidade multimodal a 100 milhões de pessoas por meio de veículos de duas rodas e agora, começou expandir seus serviços oferecendo também e-scooters.

A ascensão da micromobilidade sustentável

À medida que as perspectivas do COVID-19 melhoram, começamos a sair de nossos isolamentos – não necessariamente para ir ao trabalho, mas para almoçar com os amigos. Muitas pessoas ainda se sentem apreensivas com o transporte público e, por isso, optam por usar opções de micromobilidade, como patinetes ou bicicletas. Além disso, à medida que a conscientização sobre – e os apelos para enfrentar – a crise climática se move para a vanguarda da agenda global, cidadãos, organizações e agências públicas estão se interessando mais em encontrar soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Por isso a multimodalidade é tão importante: quando uma opção de transporte se torna menos viável, como carros movidos a gasolina que emitem poluentes e dependem de combustível cada vez mais caro, outras opções para ir de A a B se tornam mais atrativas. Hoje, cidades como Boston, Seattle e Londres, que originalmente proibiam patinetes, estão reintroduzindo esses meios de transporte.

O que aconteceu? Com a demanda adicional por scooters como opção de transporte regular, as cidades estão finalmente abordando as áreas cinzentas que existem, como classificá-las e onde os usuários podem utilizá-las. No Reino Unido, novos regulamentos que permitem testes de e-scooters de aluguel, originalmente planejados para 2021, foram promulgados em julho de 2020. Posicionado como uma maneira de “impulsionar a recuperação verde da pandemia e ajudar a mitigar os impactos da crise climática em andamento”, de acordo com o Departamento de Transportes do Reino Unido (DfT), o programa visa fazer mais do que apenas fornecer opções alternativas de transporte, abordando as metas climáticas no processo. Este é um exemplo perfeito de onde carros eletrificados não eram (e não são) a resposta sozinha. Meios de transporte alternativos menores e mais simples estão inseridos no futuro da mobilidade como parte da ‘recuperação verde’ do Reino Unido.

e-scooter é uma opção de micromobilidade que pode fazer mais sentido contra congestionamentos e estacionamentos caros

Se você estiver na cidade, por que fazer uma viagem de veículo de quatro rodas quando você provavelmente pode viajar de forma mais conveniente usando uma modalidade menor? Por que lidar com congestionamento de tráfego ou estacionamento caro quando uma opção de micromobilidade como uma e-scooter pode fazer mais sentido para sua viagem?

Parcerias público-privadas

Os setores de transporte público e privado compartilham vagamente o mesmo objetivo: oferecer opções de transporte seguras, eficientes e prontamente disponíveis – e que apoiem um mundo mais saudável e sustentável. As últimas metas em torno da redução de emissões e eficiência energética rapidamente se tornaram o centro das atenções. Mas o desacordo está em como introduzir e implementar opções de micromobilidade e até mesmo qual deve ser seu papel no ecossistema de transporte mais amplo. As empresas privadas geralmente se concentram na inovação e na lucratividade de um produto ou serviço, enquanto as cidades consideram como podem atender toda a sua população de forma segura e acessível.


Veja também: Micromobilidade, uma aliada do transporte público


Empresas privadas e governos locais devem trabalhar juntos para incentivar o uso adequado de serviços de micromobilidade. Implementações recentes na cidade de Nova York são um bom exemplo disso. Autoridades da cidade instalaram ciclovias mais protegidas, lançaram uma campanha de educação pública sobre quais tipos de dispositivos de mobilidade elétrica são legais, estabeleceram diretrizes de segurança rígidas e estão monitorando de perto o primeiro programa piloto de e-scooter da cidade. O programa piloto público-privado coloca as necessidades dos passageiros em primeiro lugar, o que, por sua vez, beneficia o meio ambiente ao reduzir as barreiras a novos hábitos que reduzem as emissões.

Além das estações de ancoragem, os planos de infraestrutura da cidade devem apoiar a micromobilidade como meio para comunidades mais verdes ou neutras em carbono. Isso tornará os novos meios de transporte mais atraentes para os moradores. Não precisamos começar do zero. Podemos pegar dicas de cidades como Amsterdã e reconsiderar o design do núcleo urbano.

Mais de 400 mil bicicletas circulam pelas ruas de Amsterdam

O modelo de Amsterdã nasceu em circunstâncias semelhantes: a crise do petróleo de 1973 quadruplicou o preço do petróleo. Isso levou o primeiro-ministro da Holanda a pedir que os cidadãos holandeses adotassem um novo estilo de vida e levassem a sério a economia de energia. 35 mil quilômetros de novas ciclovias incentivaram as pessoas a subir nas bicicletas e escolher seu próprio caminho. Agora, mais de um quarto de todas as viagens na Holanda são feitas de bicicleta. Por outro lado, é de dois por cento no Reino Unido.

Agora é a hora das cidades construirem ou reimaginarem infraestruturas que acomodem pedestres, bicicletas, patinetes, carros e transporte público de forma harmoniosa. O transporte público por si só não pode atender às necessidades de transporte atuais devido ao aumento e dispersão da população, e os modelos centrados no carro não podem nos ajudar a cumprir metas climáticas urgentes. Vamos usar o que já temos, como pistas existentes para carros, e adaptá-las para que possam ser usadas para modos de micromobilidade.