25 de dezembro de 2024

Caminhão movido a energia solar é revelado pela Scania

Caminhão movido a energia solar

Um pré estudo inicial de seis meses no final de 2019 e início de 2020 fez a Scania perceber que fazia sentido explorar esta tecnologia agora e começou a desenvolver o caminhão movido a energia solar, cuja propulsão elétrica é gerada pelas células solares do próprio veículo, alojado em um trailer acoplado a um veículo híbrido elétrico.

O protótipo finalizado foi entregue a um cliente e parceiro de transporte de Scania, que o testará em condições operacionais reais nas estradas suecas.

“Quando começamos a pensar nisso, há mais de três anos, nosso ponto de partida foram as baterias de íon-lítio usadas em caminhões elétricos a bateria. Durante o tempo em que a Scania tem trabalhado com essa tecnologia, vimos as baterias tornarem-se mais leves, mais baratas e com maior densidade energética”, explica Eric Falkgrim, líder tecnológico do departamento de Investigação e Inovação da Scania e gestor de projetos para a energia solar. caminhão motorizado.

“Perguntamo-nos: ‘E se as células solares mostrarem uma tendência semelhante? Se a eficiência das células dobrar, o custo cair pela metade ou cair muito, existe um ponto de equilíbrio?’ Queríamos descobrir se faz sentido desenvolver esta tecnologia”, ponderou Falkgrim;

Apesar da Suécia não ser um país propício para este tipo de teste, já que não conta com insolação constante, Falkgrim salientou que “queríamos ver especificamente se fazia sentido na Suécia, porque se formos a locais como o sul da Europa, a Austrália ou para o norte da África, obviamente há muito mais sol. Se puder funcionar aqui em condições menos ensolaradas e um pouco mais escuras, isso confirmaria a validade generalizada do projeto”.

O caminhão/trator híbrido plug-in com todos os ‘sistemas regulares’ (armazenamento de energia de 100 kWh) é conectado ao reboque com baterias adicionais, que possuem armazenamento de energia de 200 kWh e atuam como um ‘banco de energia’ para o caminhão, e eles estão conectados à caixa do painel solar que carrega o banco de energia.

Potenciais benefícios energéticos a longo prazo

Além de testar a tecnologia real de células solares em um ambiente de caminhão reboque, o executiva da Scania enfatiza os benefícios potenciais para a indústria energética.

“Isso pode ter repercussões para a indústria de energia. Se você ampliar a solução, poderá ter milhares de veículos conectados à rede, o que poderá ter implicações na compra e venda de eletricidade de e para a rede.”

Ele acrescenta: “Penso que há um desenvolvimento natural na indústria, onde o fornecimento de energia e a indústria dos transportes estão a crescer juntos. Existe uma verdadeira simbiose com os veículos elétricos. Você pode produzir sua própria eletricidade e dirigir com sua própria eletricidade, o que é uma situação completamente nova.”

Embora a aplicação comercial do caminhão movido a energia solar ainda esteja a alguns anos de distância, Eric Falkgrim está entusiasmado com as perspectivas de longo prazo da tecnologia de células solares.

“Os dados que já temos dizem que os painéis solares contribuem significativamente para a energia que se obtém para o caminhão e é uma parte do quebra-cabeça geral quando se trata de transporte descarbonizado. A primeira coisa que precisamos descobrir é ‘isso faz sentido?’ E para responder: sim, é bom o suficiente para trabalhar na escala que estamos fazendo agora.”