As conversas sobre a parceria VW e Ford, a respeito de veículos elétricos e direção automatizada estão “próximas da conclusão”, disse o presidente-executivo da empresa alemã, Herbert Diess, nesta quinta-feira (13/06).
A Volkswagen e a Ford anunciaram em janeiro, em Detroit, o primeiro acordo formal de uma ampla aliança global que permitiria às empresas aumentarem competitividade e atender melhor aos consumidores em uma era de rápidas mudanças na indústria.
Na ocasião, também assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. Os termos do acordo incluíam uma combinação de recursos em direção autônoma e a possibilidade da Ford licenciar a plataforma de veículos elétricos da Volkswagen, conhecida como MEB.
Em troca, a Ford poderia oferecer sua tecnologia de direção automatizada Argo AI à VW, que anunciou esta semana o fim de sua parceria com a start-up de tecnologia autônoma americana, a Aurora. O anúncio ocorreu após a Aurora divulgar que irá criar plataformas para veículos comerciais autônomos em parceria com a FCA.
“As conversações sobre a cooperação com a Ford na (plataforma de veículos elétricos) MEB e a condução automatizada estão indo bem e estão próximas da conclusão”, disse Diess em uma reunião com gerentes da Volkswagen em Wolfsburg.
De acordo com a imprensa internacional, a Ford e a Volkswagen poderiam anunciar que a empresa alemã está comprando uma participação na Argo AI nas próximas semanas.
“A parceria da Ford é de extrema importância geoestratégica para a empresa”, disse Diess.
“Sem um forte engajamento nos EUA, corremos o risco de nos encontrar encurralados nos conflitos comerciais globais”, pois “hoje somos uma empresa muito fortemente ligada à China”, acrescentou.
As montadoras estão cada vez mais se unindo para financiar os enormes investimentos necessários para desenvolver os veículos da próxima geração. Recentemente a BMW e a Jaguar anunciaram um acordo para o desenvolvimento de tecnologias de acionamentos elétricos, assim como a Toyota e a Subaru, que vão desenvolver em conjunto, uma plataforma para veículos elétricos de passageiros de médio e grande porte e também um modelo SUV elétrico classe C que será vendido por ambas as montadoras.
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