Jaguar Land Rover mostra o volante do futuro

sayer o volante do futuro

Seguindo os passos de outras montadoras, a Jaguar Land Rover anunciou em Londres, durante evento da empresa, que todo seu portfólio de veículos será eletrificado a partir e 2020.

“Vamos apresentar um portfólio de veículos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, abraçando carros e SUVs totalmente elétricos, plug-in híbridos e híbridos suaves”, disse Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover.

Para a montadora, o futuro da mobilidade já começou e traz na bagagem, impactos enormes em todos os setores da economia e em todas as partes da sociedade. Sperth aponta que, junto com excelentes oportunidades e benefícios sociais, fim de congestionamentos e menos poluição, a conectividade, veículos autônomos e elétricos e a enorme quantidade de dados gerada, também irão trazer riscos enormes para o trabalho, a privacidade e a liberdade.

“Nós não estamos apenas nos preparando para o futuro, mas entregando-o”, ressaltou o CEO da montadora.

A montadora, no entanto, não revelou muito detalhes a respeito de quais serão os modelos que farão parte do plano. O que se sabe é que os primeiros passos já foram dados com o Jaguar i-Pace, um SUV elétrico que deve chegar no ano que vem ao mercado.

Inovador, na verdade, é o conceito “Jaguar Future Type”, a visão da marca para o futuro da mobilidade: eletrificação, conectividade, direção autônoma e compartilhamento.

Por esta visão, não seremos mais donos de veículos e sim de um volante!

O Sayer foi desenvolvido para ser um componente que não fará parte apenas do carro, mas será um acessório que pode ser usado também fora dele.  Sendo removível, o volante também pode ser utilizado como um dock doméstico, funcionando como um assistente pessoal quando não estiver sendo usado no veículo.

O volante não fica preso ao veículo, podendo ser usado em qualquer outro veículo autônomo. Ele se utiliza de inteligência artificial, com reconhecimento de voz que permite ao volante responder perguntas, conectar-se às notícias, organizar a sua viagem ou mesmo selecionar a sua forma preferida de entretenimento. O Sayer também pode localizar veículos autônomos próximos e programá-lo para uso compartilhado, na hora e local que você precisar. Outra faceta de Sayer é informar, antecipadamente, trechos do trajeto em que o motorista possa assumir a condução se assim desejar.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta