25 de dezembro de 2024

Dispositivo da Livall eletrifica bicicleta em 30 segundos

PikaBoost da Livall

As e-bikes estão na moda hoje em dia, só que comprar uma pode custar alguns milhares de reais e converter sua bicicleta existente em uma e-bike também exige dinheiro, tempo, esforço e a necessidade de desmontar sua bicicleta para adicionar o kit de conversão.

Pois bem, a Livall, uma empresa chinesa especializada em equipamentos de segurança para ciclistas, acaba de lançar um dispositivo que torna sua bicicleta em uma e-bike em apenas 30 segundos.

Livall

O PikaBoost se encaixa na bicicleta sem nenhuma ferramenta e funciona em quase todos os tipos de bicicletas. A forma como funciona é simples – assim como você move os pedais para frente para mover a bicicleta, o PikaBoost usa um motor para empurrar sua bicicleta para frente. O motor do PikaBoost retransmite suas rotações para uma roda de borracha, que fica contra a roda traseira da sua bicicleta, dando a ela uma “tração traseira”.

Projetado para ficar firmemente preso ao assento do quadro da bicicleta, o Livall PikaBoost fica logo acima da roda traseira, girando-a com a potência de um motor que pode detectar de forma inteligente sua velocidade, cadência, terreno, etc.

livall

Há uma série de coisas notáveis no dispositivo da Livall. Desde o fato de ser um dispositivo portátil que se encaixa ou desliga bicicletas sob demanda, até suas habilidades reais que vão muito além de apenas ‘ajudar’ sua direção. O PikaBoost usa o que a empresa denomina de tecnologia AAR (Automatic Adaptive Rate), ou uma combinação de sensores e algoritmos que tornam seu passeio mais inteligente, podendo ajustar sua potência com base no terreno ou com base em seu cansaço. Enquanto isso, ele recupera sua energia por meio de um sistema regenerativo inteligente que transforma sua pedalada em energia de bateria para ser usada posteriormente.

Uma vez preso no lugar, o PikaBoost oferece três modos de uso com base no grau de assistência que oferece. O modo Cruise, para curtas distâncias, permite que o PikaBoost lide com a maior parte da carga durante os deslocamentos na cidade, como ir para o trabalho, a casa de um amigo ou um café rápido. O dispositivo fornece energia à sua roda traseira para ajudá-lo a manter sua velocidade, aumentando-a gradualmente para proporcionar uma experiência de pilotagem totalmente elétrica e reduzindo a velocidade com base no seu padrão de frenagem.

livall

O modo Eco oferece o equilíbrio certo entre assistência e economia de energia. É perfeito para quem gosta de andar de bicicleta, mas não tem resistência ou força física para embarcar em longas jornadas em terrenos traiçoeiros. No modo Eco, o PikaBoost da Livall detecta quando você está ficando cansado ou quando está subindo uma ladeira, ajudando você a tirar a pressão de suas articulações e corpo.

Ao descer uma ladeira, o dispositivo desliga o motor e usa seu impulso de descida para carregar as baterias. O terceiro modo de Exercício não é nada como os dois anteriores.

Enquanto os modos Cruise e Eco auxiliam sua pilotagem, o modo Exercise faz o oposto, oferecendo um pouco de resistência para tornar a pilotagem mais desafiadora para o piloto mais avançado. No modo Exercise, o dispositivo basicamente se transforma em um dínamo, convertendo sua potência de pedalada e energia cinética em energia elétrica para armazenar em suas baterias, aumentando seu alcance geral.

Embora os vários modos tornem a pilotagem mais fácil ou desafiadora, o PikaBoost está equipado com um conjunto de recursos que também tornam a pilotagem mais segura. O dispositivo vem com um acelerômetro embutido que pode detectar quedas, parando automaticamente o motor se você inclinar mais de 45° para evitar mais lesões.

Se você estiver andando em terreno escorregadio, a detecção de deslizamento do PikaBoost entra em ação, desligando o motor e entrando no modo regenerativo para reduzir a velocidade e aumentar o atrito entre a roda e o solo para diminuir o risco de derrapagem.

Cada PikaBoost também vem com um sensor de freio que é montado no guidão da sua bicicleta. Este e-Brake permite que você se comunique diretamente com o dispositivo PikaBoost, fazendo-o frear sempre que você pisar no freio da sua bicicleta. O e-Brake funciona, mesmo quando as principais linhas de freio da sua bicicleta falham, aumentando consideravelmente a sua segurança e prevenindo acidentes. Além disso, seu PikaBoost é construído para ser IP66 resistente a areia, poeira e água, o que significa que você pode andar de bicicleta em qualquer tipo de terreno, mesmo na chuva, aproveitando a experiência sem preocupações.

Todos esses recursos cabem em um dispositivo com pouco mais de 33 centímetros de comprimento e peso de três quilos. Por dentro, o PikaBoost abriga um motor de 250 W que funciona silenciosamente, alimentado por uma bateria de 234 Wh (composta por 18 células de bateria substituíveis) que dá ao PikaBoost velocidades de saída de até 30 km/h e alcances de 30 quilômetros dependendo do modo que você está usando.

O dispositivo da Livall também vem com uma lanterna traseira integrada que pode ser personalizada para piscar ou brilhar para mantê-lo visível durante o dia ou a noite, e uma porta de entrada USB-C que permite carregar seus dispositivos usando a energia da bateria do PikaBoost.

O dispositivo também vem com um aplicativo para smartphone que permite monitorar suas estatísticas, definir sua localização para que o dispositivo cumpra os requisitos da lei de transporte local, e até mesmo bloquear ou desbloquear o dispositivo de seu telefone usando Bluetooth. Como alternativa, você pode simplesmente desconectar o dispositivo e sua bicicleta e carregá-lo com você para evitar que seja roubado.

O kit do PikaBoost custa $ 299 (R$ 1.580,00) e inclui o sensor e-Brake, um cabo USB-C, um compartimento de bateria, um conjunto de células de bateria do tipo 18650 (18 delas) e um guia de início rápido.

O kit está à venda no Kickstarter, um site de financiamento coletivo que busca apoiar projetos inovadores.