Em avant-première da IAA 2018, a Daimler mostrou sua visão do futuro próximo com a estreia mundial do eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico.
O novo Mercedes-Benz eCitaro é o pontapé inicial de uma iniciativa de inovação com uma estratégia clara visando a eletrificação rápida e sobretudo prática do transporte público com ônibus em cidades e centros populacionais.
O eCitaro poderá substituir quase completamente os ônibus urbanos movidos por um motor a combustão em apenas alguns anos.
Segundo a empresa, o eCitaro já cobre cerca de 30% de todos os requisitos dos operadores de transporte. Como o desenvolvimento da tecnologia de baterias está progredindo em ritmo acelerado, o eCitaro já foi projetado para ser transferido para a futura tecnologia de baterias.
“Nós não colocamos mais um ponto de interrogação após a mobilidade elétrica para caminhões e ônibus – nós colocamos um ponto de exclamação inequívoco! Com a nossa estreia mundial do eCitaro hoje (10/07), estamos moldando o futuro da rede de transporte público – e isso é de grande importância. Para os nossos clientes, para a sociedade e naturalmente para nós na Daimler também. É por isso que estamos trabalhando consistentemente na eletrificação de nossos veículos – e temos feito isso há muitos anos ”, explica Martin Daum, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pela Daimler Trucks & Buses.
Daum continua: “Juntamente com nossos clientes, construímos uma valiosa experiência e avançamos passo a passo. Mas uma coisa sempre ficou clara para nós: a seriedade vem antes da velocidade.
A eletrificação da rede de transporte público, que tem o eCitaro como vitrine, é apenas a ponta do iceberg. A Daimler está oferecendo aos seus clientes mais do que apenas um conceito de bateria, e sim um sistema completo de eMobility. O serviço de consultoria aconselha clientes em sua jornada para a mobilidade elétrica.
O foco está no serviço de consultoria especializada eConsulting mesmo antes de qualquer compra ser feita. A empresa analisa cada rota que o cliente opera e um programa de simulação calcula os requisitos de energia para os futuros ônibus elétricos no sistema. Essa consulta resulta em recomendações e cálculos precisos sobre o consumo de energia, a infraestrutura necessária e a energia de conexão recomendada para a fonte de alimentação dos depósitos, bem como recomendações para o gerenciamento de cobrança.
A Daimler já está preocupada em melhorar o alcance do eCitaro e quer garantir o planejamento de segurança para os municípios em um estágio inicial. Segundo a empresa, é decisivo que os operadores saibam que podem fazer planos de longo prazo para mudar para a eletromobilidade.
Para moldar o futuro da mobilidade, a Daimler Buses está investindo cerca de 200 milhões de euros, até 2020, na implementação da estratégia CASE.
CASE na Daimler significa os futuros tópicos de conectividade (Connected), condução autônoma (Autônomo), uso flexível (Shared & Services) e powertrains elétricos (Elétricos).
As primeiras encomendas para o eCitaro 2018 já estão em andamento e as operadoras podem esperar a entrega de seus novos ônibus totalmente elétricos até o final deste ano.
O financiamento público apoia o desenvolvimento
O desenvolvimento de um sistema comercial de transporte público utilizando apenas energia de bateria é possível na Alemanha, graças a um projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais como parte da política de financiamento da mobilidade elétrica, que conta com uma verba total de 1,85 milhões de euros.
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