Vinte veículos elétricos ZOE da Renault agora fazem parte da frota da Itaipu Binacional. Com o acréscimo das unidades, que têm autonomia de 400 km (ciclo NEDC), a frota da empresa passa a contar com cerca de 100 veículos elétricos usados para diferentes finalidades – a exemplo do Renault Twizy, utilizado em um programa interno de compartilhamento de veículos.
Apresentado em 2016, durante o Salão do Automóvel de Paris, o Novo Renault ZOE apresentou uma grande revolução com a bateria Z.E. 40, que proporciona uma autonomia duas vezes maior que a da primeira versão do veículo, lançado em 2012. Esta é a maior autonomia oferecida por um veículo elétrico fabricado em larga escala, traduzida, na prática, em mais liberdade ao condutor, facilitando os trajetos feitos normalmente no dia a dia, bem como aqueles mais longos.
O ZOE é um veículo ágil, fácil de manobrar e agradável ao dirigir, graças a um chassi adaptado às especificidades elétricas e ao trabalho realizado no ajuste da direção, pneus e amortecedores. Em uma fração de segundo, o motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 225 Nm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.
A aceleração é fluida, perfeitamente linear e sem solavancos. Do ponto de vista do condutor, é como se ele tivesse o melhor câmbio automático do mercado. Paralelamente, a natureza elétrica do ZOE proporciona uma condução mais tranquila e relaxante, graças, principalmente, à ausência de ruído do motor e vibrações. O som medido na cabine do ZOE entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é duas a três vezes menor em comparação com um veículo térmico de potência equivalente.
No Brasil, a Renault realiza parcerias para desenvolver projetos ligados à mobilidade Zero Emissão, com um volume aproximado de 120 veículos elétricos comercializados no país até o momento.
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