A Volkswagen apresentou no Salão Internacional de Genebra o mais novo membro da ID Family: o sedã ID VIZZION. O conceito de carro funciona de forma autônoma, é operado por controle de voz e gesto, e graças à inteligência artificial, será capaz de aprender.
Em uma visão do que pode ser possível até o ano 2030, o “motorista digital” da ID VIZZION assume o controle do veículo – sem volante ou controles visíveis.
O conceito de carro conduz, orienta e navega de forma autônoma no trânsito, permitindo que os passageiros se sentem e aproveitem o passeio. Um ‘host’ virtual conhece as preferências pessoais dos passageiros e se adapta a cada um deles individualmente.
A interação com o ID VIZZION é possível através de realidade aumentada e óculos de realidade mista recentemente projetados – o HOLOLENS TM desenvolvido pela Microsoft®.
A partir de 2020, a Volkswagen pretende lançar a ID Family. Três modelos já foram apresentados como carros conceito: o ID compacto e o ID CROZZ SUV, estreando como modelos de produção em 2020 e o microbus ID BUZZ, que se torna realidade em 2022.
Inteligência artificial
O conceito ID VIZZION é um dos primeiros carros a ter o potencial da inteligência artificial incorporada ao seu conceito. A Inteligência artificial refere-se a programas capazes de auto-aprendizagem usando algoritmos para reconhecer, avaliar e interpretar padrões. Ao longo do tempo, esses sistemas continuam a aprender mais, o que lhes permite reagir a novas situações.
A inteligência artificial requer um programa que possa tirar suas próprias conclusões de forma autônoma, o que lhe permite tomar suas próprias decisões. Os automóveis do futuro funcionarão com muito menos elementos de controles e que possam ser operados de forma totalmente intuitiva. Assistentes como o sistema integrado no ID VIZZION se adaptam mais perfeitamente aos seus usuários do dia a dia. O sistema reconhece suas necessidades e gostos – como configurações de assento e ar condicionado e suas listas de reprodução favoritas – e as ativa de forma autônoma em função do contexto e da situação. Hardware e software serão sincronizados otimamente pela inteligência artificial do carro da Volkswagen. Para a condução autônoma, isso também inclui os sensores essenciais de laser e radar, câmeras e unidades de controle eletrônico.
Condução totalmente autônoma
Com o ID VIZZION, a Volkswagen mostra o estágio de extensão máximo da condução automática. Os níveis de automação são subdivididos em cinco níveis. A partir do Nível 4, as múltiplas tecnologias redundantes para a condução automática são tão inteligentes que o motorista não é mais necessário. No entanto, os carros que operam no nível 4 ainda possuem um volante e um cockpit no interior, e o usuário também pode optar por conduzir convencionalmente.
O ID VIZZION foi projetado para o Nível 5, por isso ele dirige exclusivamente como um veículo totalmente autônomo. Conseqüentemente, não há mais necessidade de um banco do motorista, volante, painel de instrumentos ou pedais. O ID VIZZION detecta seu ambiente através de scanners laser interconectados, sensores ultra-sônicos, sensores de radar para objetos na zona próxima e sensores de radar para longas distâncias, câmeras frontal e traseira e câmeras de vista de área lateral. Os dados de tráfego também são obtidos continuamente através da nuvem e são comparados com os dados no ID VIZZION. A futura rede de veículos com os outros também permitirá que o carro da Volkswagen utilize a inteligência dos enxames dos arredores imediatos e o ambiente maior (Car-2-Car e Car-2-X). Além disso, o ID VIZZION integra mapas digitais de alta resolução na navegação.
Tração integral de todas as rodas
Os componentes do sistema de acionamento da arquitetura MEB – dois motores, duas transmissões, a eletrônica que conecta tudo e a bateria de alta tensão – são incorporados otimamente no pacote ID VIZZION.
A bateria de ions de lítio tem uma densidade de energia de 111 kWh e está alojada no piso do veículo. Isso cria mais espaço interior, reduz o centro de gravidade e assegura a distribuição ideal do peso. O mesmo se aplica aos dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. O motor à frente é um drive coaxial de 101 cabos e um motor compacto de 201 cv é usado na parte traseira. Eles desenvolvem uma potência total do sistema de 302 cv e conduzem seus respectivos eixos diretamente. O controle inteligente de direção assegura propriedades de manipulação ótimas em todas as situações.
O conceito ID VIZZION tem um alcance antecipado de até 413 milhas no ciclo europeu. A eletrônica de potência é uma ligação crucial para controlar o fluxo de energia de alta tensão entre os motores e a bateria. A eletrônica de potência converte a corrente contínua (DC) armazenada na bateria em corrente alternada (AC). O método ideal para carregar a bateria é sobre uma interface indutiva. Mas o carregamento convencional através de uma ficha também é possível com o Sistema de carga combinado (CCS), estações de carga ou tomadas elétricas convencionais.
Interior
O ID VIZZION tem um interior que permite uma nova dimensão na viagem. Uma vez que o ID VIZZION é concebido para uma condução totalmente autônoma, não há necessidade de um assento de motorista tradicional com cabine do piloto. Portanto, o espaço foi projetado cria uma atmosfera de estilo lounge. Quatro bancos ergonomicamente equilibrados formam o centro deste mundo. Os apoios para os pés convidam os hóspedes a relaxar, e uma atmosfera brilhante é criada com grandes janelas laterais e um teto solar panorâmico contínuo que vai de frente para trás. Para garantir que a transparência do espaço não seja muito grande, as superfícies de vidro podem escurecer-se eletronicamente. Ao escurecimento máximo, o vidro de privacidade é quase opaco.
O carro não tem painel de instrumentos, já que o veículo conceito é operado principalmente pelo controle de gestos e voz. Além disso, todos os convidados a bordo do ID VIZZION podem, se assim o desejarem, usar um HOLOLENS que projeta uma interface virtual no espaço real pela realidade aumentada. No entanto, ainda existem dois controles rotativos / botão na consola central do ID VIZZION (uma frente e outra traseira) para habilitar o controle manual intuitivo de funções como controle de volume de entretenimento. Esses controles também podem parar completamente o conceito de carro.
O host virtual reconhece seus ocupantes por reconhecimento facial biométrico ou dispositivo eletrônico, como um smartphone, e é capaz de chamar as configurações da nuvem através do Volkswagen ID, ajustando automaticamente as configurações para os ocupantes individuais. O perfil da Volkswagen ID pode controlar parâmetros como assentos, iluminação, controle climático, infotainment (incluindo serviços de transmissão) e aromas.
Além disso, o assistente virtual reage de forma previsível a uma grande variedade de eventos e pontos de interesse relevantes. Por exemplo, se o automóvel estiver se aproximando de um engarrafamento que não pode ser evitado, o assistente interativo comunica automaticamente a nova hora de chegada para o destino indicado. Se houver um café ao longo da rota, que um dos convidados gostaria de fazer uso, o assistente pergunta se ele deve dirigir para o café ou talvez pedir um café para ir e pagar por isso. O carro também pode ser interligado com todos os dispositivos digitais concebíveis, incluindo rastreadores físicos. Através destes e / ou do HOLOLENS, o ID VIZZION rastreia os parâmetros vitais de seus passageiros. Por exemplo, se percebe que alguém está muito quente.
Três diferentes modos de viagem podem ser ativados a bordo através do assistente pessoal: Relax, Active e Family. No modo Ativo, por exemplo, o passageiro pode sentar-se como de costume, trabalhar, comunicar, jogar e chamar informações sobre a unidade. Assim que um passageiro ativar o modo Relax, um apoio para os pés se estende, música relaxante é tocada e a iluminação ambiental muda para uma cor quente. Além disso, vários cenários podem ser chamados através do HOLOLENS. Eles incluem o Digital Business, Navigation, Entertain, Communication. As projeções, personalizadas para cada modo, são mostradas no campo visual do usuário como realidade aumentada através do HOLOLENS. O modo de negócios, por exemplo, permite participar de reuniões por chat de vídeo ou processar facilmente e-mails e apresentações.
Faça um comentário