20 de novembro de 2024

Mercedes-Benz Unimog versátil roda em trilhos e rodovias

Os modelos Unimog para aplicação rodoferroviária serão atrações da Mercedes-Benz na “Innotrans” de Berlim, feira líder internacional de transportes ferroviários, que acontece entre os dias 20 e 25 de setembro. No evento, a marca  apresenta três recentes versões para este segmento.

O Unimog rodoferroviário é utilizado como veículo de manobra para manutenção de cabos da rede aérea e também para outros trabalhos nos trechos de vias ferroviárias. Os clientes são empresas ferroviárias, prestadores de serviços a sistemas de metroviários, ferrovias urbanas e de bondes, além de prestadores de serviços para obras e serviços de manutenção ferroviária.

A versão que estará na feira foi recentemente disponibilizada para mercados fora da Europa, como China e Rússia, nos padrões Euro 5. Isso significa que os operadores desses países também poderão se beneficiar com seus novos e aprimorados recursos, como o EasyDrive: sistema de tração sinergética que permite operações infinitamente variáveis com implementos à velocidades de até 50 km/h e facilidade de conversão entre o modo de tração e o modo de trabalho.

O Unimog U 423, com entre-eixos longo e 170 kW (231 cv) de potência, é equipado com plataforma de trabalho elevatória e uma engrenagem de truque guia. Ele pode ser usado nos trilhos com raios de curva apertados e também em vias de bonde.

O modelo pode ser controlado remotamente da plataforma elevatória de trabalho, por exemplo, quando há a necessidade de execução de serviços de manutenção de redes aéreas ou em jornadas de inspeção. O acionamento hidrostático da tração oferece benefícios para esses tipos de tarefas, pois permite que a velocidade seja ajustada de maneira contínua e o veículo seja operado com a máxima precisão a partir da plataforma de trabalho.

O Unimog consegue rebocar até 1.000 toneladas. Isso é possível graças ao conceito do chassi, que tem tração permanente em todas as rodas, embreagem com conversor de torque e tração sobre trilhos usando as próprias rodas.

Os equipamentos especificamente ferroviários do Unimog U 423 incluem: sistema de freios de vagões ferroviários para até 52 eixos, sistema de tração ferroviário (ou seja, rodas ferroviárias montadas que podem ser elevadas ou abaixadas) e controle remoto por rádio.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*