A Honda e a GM – por meio da Cruise, divisão de veículos autônomos da montadora – se uniram para introduzir um serviço de carona sem motorista no Japão, que tem a previsão de ser lançado no início de 2026. As empresas firmaram um memorando de entendimento para formar uma joint venture para o projeto e esperam estabelecer a empresa no primeiro semestre de 2024.
Embora ainda seja o início do projeto, as empresas já têm uma visão de como desejam executar seus planos. Eles pretendem começar implantando o serviço com algumas dezenas do Cruise Origins no centro de Tóquio até 2026, antes de expandir a frota para 500 veículos. Como qualquer outro serviço semelhante, os passageiros poderão chamar um Cruise Origin por meio de um aplicativo dedicado, bem como pagar pela viagem.
O anúncio se deu nesta semana, quando a Honda fechou uma parceria com dois fornecedores locais de serviços de transporte, Teito Motor e Kokusai Motorcars, com vistas para o plano de implantação. A ideia, segundo a Honda, é “estudar e discutir vários assuntos, incluindo leis e regulamentos relevantes, projetos de serviços e uma divisão de funções e responsabilidades entre os parceiros colaboradores”.
Os serviços de carona serão realizados com a van elétrica Cruise Origin que as empresas desenvolveram juntas. É um veículo autônomo, sem volante e nem mesmo banco do motorista, o que significa que também não tem pedais e nem espelho retrovisor.
Em vez disso, tem uma grande cabine onde até seis passageiros podem sentar-se frente a frente, e as portas se abrem como as de um metrô. “A oportunidade para o serviço de carona no Japão, que deverá ser o primeiro desse tipo, é enorme”, disse a GM em seu anúncio. Tem o potencial de resolver a contínua escassez de motoristas no país e pode constituir uma alternativa para aqueles que não podem utilizar o extenso sistema de comboios e metro de Tóquio por qualquer motivo.