30 de outubro de 2024

Italdesign revela conceito de mobilidade urbana Climb-E

A italiana Italdesign, empresa de design que ajudou a criar alguns dos carros mais icônicos da história, como o Lótus Spirit e o DeLorean DMC-12, apresentou o que pode ser descrito como uma plataforma de mobilidade urbana autônoma na Consumer Electronics Show deste ano.

Longe de ser chamado simplesmente de veículo, o Climb-E é um conceito destinado a abraçar a mobilidade urbana sustentável local. A ideia por trás da plataforma de mobilidade é a visão de um mundo com sistemas de cápsulas gerenciadas centralmente. Essas cápsulas, verdadeiras salas rolantes, são uma extensão da residência e também um espaço para passar o tempo. Também podem ser usadas como escritório. No entanto, quando não estiver em uso, pode ser retirado para manutenção ou armazenamento em “contêineres subterrâneos ou silos construídos em espaços abandonados na cidade”. A Italdesign criou o conceito em colaboração com a Schindler, a empresa suíça de elevadores, e a Politecnico di Torino, uma universidade italiana.

climb-e
A cápsula é uma extensão da residência

O módulo Climb-E é movido eletricamente e pode atingir uma velocidade máxima de 75 mph. A cápsula tem um alcance de 300 quilômetros e pode ser recarregada totalmente em 30 minutos.

O Climb-E também é destinado a negócios. A empresa italiana afirmou que “além do uso privado pretendido, as cápsulas podem garantir diferentes serviços diretamente à porta das pessoas, graças à sua capacidade de integração em estruturas de construção civil e residencial de última geração e futuras”. Os módulos podem literalmente ser montados como um local para negócios. As maquetes conceituais têm módulos que servem como consultórios odontológicos, completos com cadeiras de tamanho normal e restaurantes.

O design da própria plataforma parece elegante. A configuração pessoal padrão com dois sofás frente a frente em um layout estilo carruagem é atemporal. No entanto, a ideia de uma caixa de transporte de tamanho único para literalmente fazer tudo parece saída diretamente da ficção científica. Realisticamente, a sociedade teria que ser reorganizada para tornar o Climb-E tão útil e universal quanto a Italdesign espera.

Como visão de futuro, é um projeto completo que prevê um possível cenário urbano diretamente ligado à evolução do conceito de mobilidade urbana sustentável local para mobilidade urbana sustentável contínua.

A idéia não é bem uma novidade. A Pix Moving, uma startup de tecnologia com sede em Guiyang, China, também desenvolveu e fabricou totalmente cápsulas como o Climb-E imaginando o futuro como cidades flexíveis.

Veja também: O futuro dos veículos pode escapar das mãos das montadoras

Pela primeira vez, Italdesign, Schindler e Politecnico di Torino estão participando da CES 2023 em Las Vegas com um conceito inovador de direção autônoma que podem garantir uma experiência de viagem privada perfeita e uma série de serviços direto à porta das pessoas, graças à sua total capacidade de integração com futuras estruturas de edifícios civis e residenciais.

O projeto nasceu da colaboração entre Italdesign, grupo Schindler, líder em elevadores, escadas rolantes e passarelas móveis, e o Politecnico di Torino – Departamento de Arquitetura e Design, e Interateneo Departamento de Ciência, Desenho e Política do Território.

Sair da versão mobile