25 de novembro de 2024

O futuro dos veículos pode escapar das mãos das montadoras

Vários conceitos de veículos foram lançados nos últimos tempos e a grande maioria ficou restrita ao papel por diversas razões. O mercado, o grande decisor final, define os projetos que por ventura chegam a ser produzidos.

Para o consumidor normal não há escolhas além do que a indústria automobilística oferece. Orientadas pela escala, custos e, claro, lucro, muitas vezes há uma grande lacuna entre o que as pessoas querem, ou precisam e o que os fabricantes entregam.

Subvertendo esta ordem, foi criada a DeAuto, a primeira comunidade de veículos robóticos criptográficos do mundo que pretende entregar aos usuários o poder de definir e projetar seus próprios veículos com base na plataforma de chassis de skate PIX Moving. A comunidade explora o paradigma de projeto, fabricação e aplicação de veículos robóticos descentralizados e orientados para a comunidade. Os valores centrais são alcançar a fabricação de baixo carbono, a democratização da tecnologia e a co-criação com os usuários.

Com o desenvolvimento de tecnologias de design e fabricação centradas em algoritmos de IA e impressão 3D de metal, a DeAuto propõe diversificar a tradicional produção automotiva padronizada.

Como comunidade descentralizada, a DeAuto também está trabalhando com o objetivo de estabelecer uma economia criadora que funcione no mundo físico: os inovadores podem colher os benefícios contínuos das vendas e os incentivos econômicos das comunidades por meio de contribuições, fazendo a proteção de direitos e contribuições no lado criativo visíveis e rastreáveis ​​com seu nome em seu trabalho.

À medida que a tecnologia WEB3 se desenvolve, a descentralização de como os carros são fabricados e possuídos começará a tomar forma. As contribuições de criadores e desenvolvedores serão registradas na cadeia de tecnologia Web3, não podem ser adulteradas, não podem ser privadas, a inovação será protegida, enquanto o blockchain registrará suas contribuições do design ao desenvolvimento para o cliente, e a motivação ocorrerá a cada degrau.

Para incentivar mais desenvolvedores e usuários a aprender mais sobre a DeAuto, a comunidade organizou seu primeiro hackathon de design e um dos seus projetos, o Pix L7, chegou a ser colocado em produção para conectar o mundo virtual com o mundo real.

Agora, com a realização do segundo hackathon, a comunidade tem como objetivo alcançar a “inovação democrática tecnológica”, conectando simultaneamente ao design a fabricação de carros no mundo real.

Segundo a DeAuto, a indústria automotiva moderna originou-se da abordagem de linha de montagem da Ford, criada há 100 anos, e estabeleceu uma eficiência e escala impressionantes, o que, segundo a comunidade, resultou em certas consequências negativas, como excesso de capacidade e altos limites de inovação, o que impede a diversidade e a independência tecnológica.

Para a comunidade, a revolução trazida pela inteligência artificial, eletrificação e IoT, deu a oportunidade de se mergulhar no passado e no futuro dessa indústria. O desenvolvimento da infraestrutura web3 forneceu a base técnica para a colaboração centralizada e a participação democrática pode trazer mais possibilidades ao desafiar o modo tradicional e até mesmo impulsionar toda a indústria para frente, criando, até agora, uma impensável competição.

Sair da versão mobile